Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 14 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (15.29)
Código: ENF1403
Nome: CONSIDERACOES SOBRE O ATO DE LER E ESCREVER
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A Origem e construção da cidadania. Educação e saúde como direitos sociais, políticos e individuais. Saúde, alteridade e desigualdade social: a luta em defesa da vida com qualidade de vida e cidadania. Promoção da saúde, cidadania e direitos humanos. Cidadania, movimentos e lutas sociais. A ética na produção social da vida, saúde e da enfermagem
Referências: BENEVIDES, M. V. M. Cidadania e democracia. Lua Nova - Rev. de Cultura e Política, São Paulo, n.33, p.5-16, 1994. BERLINGUER, G. Questões de vida: ética, ciências, saúde. São Paulo: APCE, HUCITEC, 1993. _______. Ética na saúde. São Paulo: Hucitec, 1996. BOBBIO, N. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992. 136p. BUSS, P. M. Saúde e desigualdade: o caso do Brasil. In: Sistemas de Saúde (continuidades e mudanças). São Paulo: Hucitec, Fiocruz, 1995. GAUDERER, E. C. Os direitos do paciente: um manual de sobrevivência. Rio de Janeiro: Record, 1995. GERMANO, R. M. A ética e o ensino da ética na enfermagem do Brasil. São Paulo: Cortez, 1993. JELIN, E. Construir a cidadania: uma visão desde baixo. Lua Nova - Revista de Cultura e política. São Paulo, n.33, p.39-57, 1994. OLIVEIRA, M. A. Ética e sociabilidade. São Paulo: Loyola, 1993. 286p. VILLA, V. V.; STOTZ, E. N. Educação, saúde e cidadania. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1994. 142p. ____________. Op. Cit. Cap. 9. Subjetividade, cidadania e emancipação. ____________. A cabeça bem-feita - repensar a reforma reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,2000. ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaios sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo editorial, 1999. A justiça social nos PNDS da década de 80: estímulo à cidadania e reforço à (des)cidadania social. ALMEIDA, M. D. Estado e política educacional. Natal-RN:EDUFR, 1997. ARRUDA, Ângela. Representando a Alteridade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. 161p. A construção da utopia: a escola com caminho. ATAIDE, Y. D. B. O rango e a utopia. Tese de Doutorado, UFRN; Natal/RN,1998. BAGNATO, M. H. S.; COCCO, M. I. M.; DE SORDI, M. R. L. (org.) Educação, saúde e trabalho - Antigos problemas, novos contextos, outros olhares. Campinas/SP: Alínea, 1999. BARATA, Rita Barradas. Os desafios da teoria e a práxis da saúde coletiva. Ciência da Saúde Coletiva, v. 06 nº01, p. 20, 2001. BELINGUER, G. Ética da saúde. São Paulo: HUCITEC, 1996. Cidades saudáveis-projeto e movimento. RADIS/ENSP/FIOCRUZ, maio de 2000, p. 14-18. COHN, A. & ELIAS, P. E. Saúde no Brasil - políticas e organização de serviços. 3e. São Paulo: Cortez: CEDEC, 1999. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GALLO, S(coord) Ética e cidadania: caminhos da filosofia. 3ed. São Paulo: Papirus, 1998. GERMANO, J. W. Atransformação da questão social e a educação. 50a REUNIÃO ANUAL DA SBPC-CONFERÊNCIA. Natal/RN, julho de 1998. GERMANO, R. M. Ética e Bioética: Caminhos para uma reflexão acerca da prática profissional. Natal, 2000 (Mimeo). HOUAISS, Antonio; VILAR, Mauro de Sales. Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro-RJ: Objetiva, 2001,169p. MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte:Ed. UFMG, 1999. MENDES, E. V. Uma agenda para a saúde. São Paulo: HUCITEC, 1996. MINAYO, Maria Cecília. Estrutura e sujeito, determinismo e protagonismo histórico: uma reflexão sobre a práxis da saúde coletiva. Ciência e Saúde Coletiva. v. 06, nº 01, p. 07-19, 2001. MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000. OLIVEIRA, M. A. Desafios éticos da globalização. São Paulo: Paulinas, 2001. ____________. Ética e sociabilidade. São Paulo: Loyola, 1993. 286p. Da idéia de universidade à universidade de idéias. SANTOS, B. S. Pela mão de Alice - o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1995.

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