Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 15 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIA (17.19)
Código: DFS2101
Nome: EVOLUCAO DOS SISTEMAS SENSORIAIS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa/Descrição: Estudo das propriedades morfofisiológicas dos sistemas quimiorreceptivos, mecanorreceptivos, termorreceptivos, nocirrecepticos, fotorreceptivos, eletrorreceptivos e magnetorreceptivos. Análise da influência dos mecanismos evolutivos e dos fatores ecológicos sobre a adaptação dos diferentes sistemas sensoriais existentes. Discussão de exemplo de adaptação sensorial.
Referências: • Smith CUM (2000) Biology of Sensory Systems. Wiley. 445p; • Dusenbery DB (1992) Sensory Ecology: How Organisms Acquire and Respond to Information. WH Freeman. 558p; • Kandell ER et al (2000) Principles of Neural Science. McGraq-Hill Medical. 1414p; • Lythgoe JN ( 1980) The Ecology of Vision. Oxford University Press. 270p; • Land MF & Nilsson DE (2002) Animal Eyes. Oxford University Press 234p; • Ali MA & Klyne MA (1985) Vision in Vertebrates. Plenum Publishing Corporation 272p; • Gegenfurtner KR & Sharpe LT (2001) Color Vision: From Genes to Perception. Cambridge University Press 504p; • Artigos científicos.

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