Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO - PPGD (16.23)
Código: PGD0041
Nome: REGULAÇÃO E PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ATIVIDADE ADMINISTRATIVA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: NOVOS PARADIGMAS DA FUNÇÃO ADMINISTRATIVA. ANÁLISE CRÍTICA DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO REGIME JURÍDICO-ADMINISTRATIVO NO CONTEXTO DA REGULAÇÃO. REGULAÇÃO, DISCRICIONARIEDADE ADMINISTRATIVA E O PROBLEMA DOS "CONCEITOS JURÍDICOS INDETERMINADOS". LIMITES CONSTITUCIONAIS À IMPLANTAÇÃO DE NOVOS INSTRUMENTOS DE AÇÃO ADMINISTRATIVA E AS NOVAS DEMANDAS SOCIAIS, ECONÔMICAS E AMBIENTAIS.
Referências: METODOLOGIA E AVALIAÇÃO 1. Além das aulas expositivas dos docentes, serão analisados e discutidos vários textos doutrinários nacionais e estrangeiros sobre temas vinculados à questão da regulação. Cada grupo de alunos será designado para relatar um texto, devendo o mesmo expor as idéias do autor, examinando-o com uma postura crítica e comprometida com a reflexão. 2. A freqüência será rigorosamente cobrada dos discentes. Não haverá, em hipótese alguma, abono de falta ou mudança dos horários previstos para os seminários. As ausências dos docentes serão devidamente justificadas, com a determinação imediata de data alternativa para a reposição de exposição do docente ou do seminário adiado. 3. O aluno deverá entregar um trabalho monográfico sobre assunto pertinente aos temas tratados na disciplina, obedecendo-se a seguinte formatação: a) mínimo de 25 laudas, excluindo-se capa, contra-capa, sumário e bibliografia; b) folha A4; c) margens: i) superior – 2,5 cm; ii) inferior – 2,5 cm; iii) esquerda – 3 cm; iv) direita – 2 cm; d) cabeçalho e rodapé – 1,25 cm; e) fonte arial 12, normal, automática; f) alinhamento justificado; g) recuos: i) esquerdo e direito – 0 cm; ii) especial – 1ª linha; h) espaçamentos: i) antes – 6 pts; ii) depois – 0 pts; ii) entre linhas – 1,5. j) números de páginas no início da página (cabeçalho), não mostrando o número na primeira página. As citações podem ser feitas em nota de rodapé ou no corpo do texto. Neste caso, necessariamente em estilo autor/data. É crucial que o aluno procure atender os critérios de clareza e uniformidade ao realizá-las. 4. A nota será composta da seguinte maneira: a) 5,0 pelo trabalho monográfico; b) 4,0 pela atuação como expositor; c) 1,0 pela participação em sala de aula durante os debates. Além da entrega do trabalho monográfico, cada aluno deverá entregar um fichamento para cada texto constante do conteúdo programático, salvo aqueles com os quais o expositor trabalhou em seu seminário. 5. O trabalho monográfico deverá ser entregue no prazo de quinze (15) dias, contado da última aula, devidamente impresso e encadernado em espiral, na Secretaria do Mestrado. Haverá a perda de 0,5 (zero vírgula cinco) ponto para cada dia de atraso. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. 1. Primeira Aula. Apresentação e informações sobre a disciplina. Formação de grupos e distribuição dos textos. Considerações gerais sobre o direito administrativo e o fenômeno da regulação. 2. Segunda Aula – Primeiro Seminário. MONCADA, Luís S. Cabral de. Ensaio sobre a lei. Coimbra: Coimbra Editora, 2002. Páginas: 5-91. 3. Terceira Aula – Segundo Seminário. MONCADA, Luís S. Cabral de. Ensaio sobre a lei. Coimbra: Coimbra Editora, 2002. Páginas: 91-186. 4. Quarta Aula – Terceiro Seminário. ATALIBA, Geraldo. República e Constituição. 2 ed. Atualização Rosolea Miranda Folgosi. São Paulo: Malheiros Editores, 1998. Páginas: 13-118 (Introdução e Caps. I-IV). 5. Quinta Aula – Quarto Seminário. ATALIBA, Geraldo. República e Constituição. 2 ed. Atualização Rosolea Miranda Folgosi. São Paulo: Malheiros Editores, 1998. Páginas: 119-187 (Caps. V-VII). ARAGÃO, Alexandre Santos de. Legalidade e regulamentos no direito contemporâneo. Uma análise doutrinária e jurisprudencial. Revista de Direito Constitucional e Internacional. São Paulo: n. 41: 284-310, Ed. Revista dos Tribunais, outubro-dezembro-2002. BANDEIRA DE MELLO, Celso Antônio. “Poder” regulamentar ante o princípio da legalidade. Revista Trimestral de Direito Público. São Paulo: n. 72-78, Malheiros Editores, 1993. GRAU, Eros Roberto. O direito posto e o direito pressuposto. São Paulo: Malheiros Editores, 1996. Páginas: 167-190 (Cap. 10 – “Crítica da ‘separação dos poderes’: as funções estatais, os regulamentos, a legalidade no direito brasileiro, as ‘leis-medida’”). 6. Sexta Aula – Quinto Seminário. BUCCI, Maria Paula Dallari. Direito administrativo e políticas públicas. São Paulo: Saraiva, 2002. Páginas: 1-92 (Caps. I-II). 7. Sétima Aula – Sexto Seminário. BUCCI, Maria Paula Dallari. Direito administrativo e políticas públicas. São Paulo: Saraiva, 2002. Páginas: 93-176 (Cap. III, até chegar ao item 5). 8. Oitava Aula – Sétimo Seminário. BUCCI, Maria Paula Dallari. Direito administrativo e políticas públicas. São Paulo: Saraiva, 2002. Páginas: 176-280 (Caps. III - a partir do item 5 - e o Cap. IV). 9. Nona Aula – Oitavo Seminário. MOREIRA NETO, Diogo de Figueiredo. Direito regulatório: uma alternativa participativa e flexível de relações setoriais complexas no Estado democrático. Rio de Janeiro: Renovar, 2003. Páginas: 67-217 (Caps. I-IX). 10. Décima Aula – Nono Seminário. CAVALCANTI, Francisco Queiroz Bezerra. Reflexões sobre o papel do Estado frente à atividade econômica. Revista Trimestral de Direito Público. São Paulo: n. 20: 67-75, 1997. COMPARATO, Fábio Konder. A organização constitucional da função planejadora. Revista Trimestral de Direito Público. São Paulo: n. 8: 12-23, Malheiros Editores, 1994. GRAU, Eros Roberto. A ordem econômica na Constituição de 1988 (interpretação e crítica). .7 ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2002. Páginas: 322-333 (Cap. 6, itens 132-137). SOUZA, Washington Peluso Albino de. Teoria da Constituição econômica. Belo Horizonte: Del Rey, 2002. Páginas: 431-450 (Cap. XIV). 11. Décima primeira aula – Décimo Seminário. JUSTEN FILHO, Marçal. O direito das agências reguladoras independentes. São Paulo: Dialéctica, 2002. Páginas: 286-411 (Cap. III). 12. Décima segunda aula – Décimo primeiro seminário. JUSTEN FILHO, Marçal. O direito das agências reguladoras independentes. São Paulo: Dialéctica, 2002. Páginas: 481-558 (Cap. VI). GUERRA, Sérgio. Normatização por entidades reguladoras independentes: uma contribuição para o desafio da tecnicidade. In GUERRA, Sérgio (Coordenador). Temas de direito regulatório. Rio de Janeiro: Freitas Bastos Editora, 2004, p. 1-48. 13. Décima terceira aula – Décimo segundo seminário MARQUES NETO, Floriano Peixoto de Azevedo. Regulação estatal e interesses públicos. São Paulo: Malheiros Editores, 2002. Páginas: 13-143 (Caps. I-III). 14. Décima quarta aula – Décimo terceiro Seminário. BANDEIRA DE MELLO, Celso Antônio. Curso de direito administrativo. 17 ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2004. Páginas: 50-60 (Cap. I, item VII – “Conceito jurídico de interesse público”) MARQUES NETO, Floriano Peixoto de Azevedo. Regulação estatal e interesses públicos. São Paulo: Malheiros Editores, 2002. Páginas: 144-211 (Caps. IV-V). 15. Décima quinta aula – Décimo quarto seminário. JUSTEN FILHO, Marçal. Conceito de interesse público e a “personalização” do direito administrativo. Revista Trimestral de Direito Público. São Paulo: n. 26: 115-136, Malheiros Editores, 1999. BINENBOJM, Gustavo. Uma teoria do direito administrativo: direitos fundamentais, democracia e constitucionalização. Rio de Janeiro: Renovar, 2006. Páginas: 81-124 (Cap. III). BORGES, Alice Gonzáles. Supremacia do interesse público: desconstrução ou reconstrução? Revista de Direito do Estado. Rio de Janeiro: n. 3: 137-153, julho/setembro-2006. OSÓRIO, Fábio Medina. Existe uma supremacia do interesse público sobre o interesse privado no direito administrativo brasileiro? Revista Trimestral de Direito Público. São Paulo: n. 28: 32-65, 1999. BIBLIOGRAFIA AGUILLAR, Fernando Herren. Controle social de serviços públicos. São Paulo: Max Limonad, 1999. AMARAL, Antônio Carlos Cintra do. Concessão de serviço público. São Paulo: Malheiros Editores, 1996. ANDRADE, Rogério Emílio. 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