Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 14 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (13.26)
Código: PSI2051
Nome: PESQUISA EM ABORDAGEM QUALITATIVA: BASES EPISTEMOLOGICAS
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa/Descrição: A pesquisa em Ciências Humanas: abordagem quantitativa e abordagem qualitativa; Pressupostos teórico-metodológicos da Pesquisa Qualitativa; Métodos de Pesquisa na perspectiva qualitativa.
Referências: Abrantes, Paulo. (1998). Imagens da Natureza, Imagens da Ciência. Campinas: Papirus. Alves-Mazzotti, Alda Judith e Gewandsznajder, Fernando. (1999). O método nas Ciências Naturais e Sociais. São Paulo: Pioneira. Bardin, Laurence. (1997/2000). Análise do Conteúdo. Lisboa: edições 70. Bauer, Martin W. E Gaskell, George. (2002). Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes .Brandão, Carlos Rodrigues. (1999). Repensando a Pesquisa Participante. São Paulo: Brasiliense. Brandão, Helena H. Nagamine. (1995). Introdução à Análise do Discurso. Campinas: Editora da UNICAMP. Chizzotti, Antonio. (1998). Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Cortez Editora, 3ª ed. Coulon, Alain. (1995). Etnometodologia. Rio de Janeiro: Petropolis. Demo, Pedro. (2000). Metodologia do Conhecimento Científico. São Paulo: Atlas. Garcia, Regina Leite (org.) (2003). Método Métodos Contramétodo. São Paulo: Cortez. Goldenberg, Mirian. (2001). A arte de pesquisar. Como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record. Haguette, T.M.F. (1987). Metodologias Qualitativas na Sociologia. Petrópolis: Vozes Meksenas, Paulo. (2002). Pesquisa Social e Ação Pedagógica. São Paulo: Loyola. Minayo, Maria Cecilia S. (1993). O Desafio do Conhecimento – pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, Rio de Janeiro: ABRASCO Mussalim, Fernanda e Bentes, Anna Christina. (2001). Introdução à Lingüística 2 – domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez. Richardson, Roberto Jarry e colaboradores. (1999). Pesquisa Social – métodos e técnicas. São Paulo: Atlas. 3ª. Ed. Rizzini, Irma; Castro, Mônica Rabello de; Sartor, Carla Daniel. (1999). Pesquisando ... guia de metodologias de pesquisa para programas sociais. Rio de Janeiro: Editora Universitária Santa Úrsula. Syymanski, Heloisa (org.) (2002). A Entrevista na Pesquisa em Eduação: a prática reflexiva. Brasília: Editora Plano. Thiollent, Michel. (2000). Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez Editora. Wagner, W. (1994). Descrição, explicação e método na pesquisa das representações sociais. Sandra Jovchelovitc e Pedrinho Guareschi (orgs): Textos em Representações Sociais. Petrópolis: Vozes, pp.149-186.

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