Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (13.26)
Código: PSI2045
Nome: PESQUISA EM ABORDAGEM QUALITATIVA: ANÁLISE DE DADOS
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A perspectiva bakhtiniana em análise do discurso; linguagem e enunciação; linguagem e ideologia; linguagem e alteridade. Análise de dados em análise do discurso.
Referências: Bakhtin, M. (Volochinov). (1988). Marxismo e Filosofia da Linguagem. SãoPaulo: Hucitec. Bakhtin, M. (1992). Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes. Bittencourt, L.A (1998). Algumas considerações sobre o uso da imagem fotográfica na pesquisa antropológica. In: Bela Feldman-Bianco e Míriam L.Moreira Leite (orgs): Desafios da Imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. Campinas/SP: Papirus, (pp.197-224). Brait. Beth (org.). 2005. Bakhtin conceitos-Chave. São Paulo: Contexto. Coradini, L. e Roca, L. (2000). El uso de las imágenes en antropologia social. Rafael Pérez Taylor et al: Aprender-Comprender la Antropologia. Compania Editorial Continental, México, pp. 251-272. Cox, M. (2001). Desenho da Criança. São Paulo: Martins Fontes. Darrault-Harris, I e Grubits, S. Psicossemiótica na construção da Identidade Infantil. São Paulo: Casa do Psicólogo. Faraco, C. A. (2003). Linguagem e Dialógo – as ideías lingüísticas do círculo de Bakhtin. Curitiba/PR: Criar Edições. Ferreira, S. Imaginação e linguagem no desenho da criança. Campinas/SP: Papirus. Luquet, G. H. (1969). O Desenho Infantil. Porto/Portugal: Livraria Civilização. Macedo N. M. (2005). A apreciação musical infantil: aspectos da constituição da infância contemporânea no discurso de crianças do Ensino Fundamental. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pereira, A. M. A. (2004). A Infância no âmbito do Discurso dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Widlöcher, D. (1998). L’interprétation des dessins d’enfants. Paris: Mardaga.

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