Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 02 de Junho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (13.26)
Código: PSI2040
Nome: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa/Descrição: A construção do capitalismo no Brasil; conceituação de políticas públicas; a emergência das políticas sociais no Brasil; conceituação de infância; a infância e as políticas para a família; assistência à infância na Colônia e no Império; as políticas para a infância no período republicano; a política nacional do bem-estar do menor; a política da proteção integral do ECA.
Referências: Bibliografia básica Campos, H. R. Pobreza e trabalho infantil sob o capitalismo. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Educação. Natal (RN): [s.n.], 2001, 231p. Freitas, M. C. de (Org.). História social da infância no Brasil. São Paulo: Cortez; USF-IFAN, 2001. Iamamoto, M. & Carvalho, R. Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo: Cortez; Lima, Peru: CELATS, 1983. Kaloustian, S. M. (Org.). Família brasileira, a base de tudo. São Paulo: Cortez. Brasília, DF: UNICEF, 2002. Kramer, S. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. Rio de Janeiro: Achiamé, 2001. Pilotti, F. & Rizzini, Irene. (Orgs.). A arte de governar crianças: a história das políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Interamericano Del Niño, Editora Universitária Santa Úrsula, Amais Livraria e Editora, 1995. Rizzini, Irene. O século perdido: raízes históricas das políticas públicas para a infância no Brasil. Rio de Janeiro: Petrobrás-BR: Ministério da Cultura: USU Ed. Universitária: Amais, 1997. Rizzini, Irene. (Org.). Olhares sobre a criança no Brasil: séculos XIX e XX. Rio de Janeiro: Petrobrás-BR: Ministério da Cultura: USU Ed. Universitária: Amais, 1997. Rizzini, Irene. (Org.). A criança no Brasil hoje: desafio para o terceiro milênio. Rio de janeiro: Editora Universitária Santa Úrsula, 1993. Rizzini, Irma. Assistência à infância no Brasil: uma análise de sua construção. Rio de Janeiro: Ed. Universitária Santa Úrsula, 1993.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao v4.12.24