Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 15 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (13.26)
Código: PSI2013
Nome: PROCESSOS PSICOSSOCIAIS BÁSICOS E QUALIDADE DE VIDA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Processos psicossociais básicos: conceito e formas de abordagem. Percepção e cognição social. Atitudes e representações sociais. Poder e influência social. Agressão, altruísmo. Interação e comunicação social. Processo de socialização. Processos grupais. Qualidade de vida: dimensão subjetiva e indicadores "objetivos": biológicos, psicológicos, sociais e ambientais.
Referências: Blanco, A. (1985). La calidad de vida: supuestos psicosociales. In J. F. Morales, A. Blanco, C. Huici & J. M. Fernández (Orgs.), Psicologia Social Aplicada. Bilbao: Desclée de Brouwer. Campos, R.H.F. Psicologia Social e Direitos Humanos. In: L. Souza, M.F.Q.Freitas e M.M.P.Rodrigues (Orgs.), Psicologia: reflexões (im)pertinentes. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998. Csikszentmihalyi. M. (1993) The evolving self: A Psychology for the Third Millennium. New York, N.Y.: Harper Perennial, 1993. Domenech, M. & Ibañez, T. (1998). A Psicologia Social como Crítica, In Anthropos 177, p.12-21 Figuereido, L.C. (2004) Revisitando as Psicologias: da epistemologia à ética das práticas e discursos psicológicos. Petrópolis: Vozes (1995). Laville, C. & Dionne, J. (1999). A construção do saber. Manual de metodología da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: UFMG/Artmed. Mariotti, Humberto. As paixões do Ego, Complexidade, Política e Solidariedade. São Paulo: Palas Athena (2000). Maturana, H & Varela, F.J. A árvore do conhecimento, as bases biológicas da compreensão humana, São Paulo: Palas Athenas, 2001. Minayo, M.C.S. Hartz, Z.M.A. & Buss, P.M., Qualidade de Vida e Saúde: um debate necessário. Ciência e Saúde Coletiva. Vol.5, nº1, 2000. Morin, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez/UNESCO, 2001. Nusbaum, M. & Sen, A. (1993). The Quality of Life, Oxford University Press, The United Nations University, 1993

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao v4.12.21