Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 17 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (14.28)
Código: MEC2219
Nome: INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Nesta disciplina serão vistos os fundamentos de Computação Gráfica bem como desenvolvimento prático de um sistema gráfi-co interativo simples. Além disso, serão apresentados noções básicas de OpenGL e alguns tópicos especiais de aplicação da Computação Gráfica tais como: Realidade Virtual e CAD 3D. Introdução e Conceitos Básicos. Transformações Geométricas 3D e Coordenadas Homogêneas. Superfícies Curvas bicúbicas 3D. Noções de APIs Gráficas e conceitos com implementações em OpenGL. Modelagem de sólidos. Construção e agrupa-mento de objetos virtuais. Animação e interpoladores. Sensores e ações correlatas. Controle de cores e aparência dos Materi-ais. Mapeamento de texturas. Modelos de iluminação, sombreamento. Noções de Realidade Virtual.
Referências:

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao v4.12.21