Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 20 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEODINÂMICA E GEOFÍSICA (12.09)
Código: GGF2046
Nome: O SISTEMA TERRA
Carga Horária Teórica: 90 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 90 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa/Descrição: Origem do Universo, do Sistema Solar e do Planeta Terra. Estrutura interna da Terra. Princípios geológicos. O tempo geológico. O ciclo das rochas. Rochas ígneas, sedimentares e metamórficas. Minerais formadores de rochas. Magmatismo e rochas ígneas. Geração e tipos de magma. Propriedades físicas e químicas dos magmas. Rochas ígneas plutônicas e vulcânicas. Formas dos corpos e sua ocorrência em províncias ígneas. Metamorfismo e rochas metamórficas. Tipos de metamorfismos e condições PT. Rochas metamórficas e terrenos metamórficos. Migmatitos. Processos de denudação. Processos intempéricos. Solos. Erosão. Sedimentos e rochas sedimentares. Classificações. Processos sedimentares. Estruturas sedimentares. Sistemas deposicionais. Estratigrafia. Novos conceitos estratigráficos. Obtenção e representação de dados estratigráficos. A deformação das rochas. Deformação dúctil e deformação frágil: condições PT e nível crustal. Principais tipos de estruturas. Mensura e representação de estruturas. Mapas geológicos. Processos globais e Tectônica de Placas. Noções de tectônica e da geologia continental. Deriva dos continentes e expansão do assoalho oceânico. Princípios básicos e os ambientes da Tectônica de Placas sob a óptica do Ciclo de Wilson. Ocorrência de recursos minerais, energéticos e de água subterrânea. Aplicações à construção de obras de engenharia e controle ambiental. Obs.: Disciplina planejada para alunos não formados em Geologia. As aulas serão intercaladas com práticas de campo, incluindo leitura e interpretação de mapas geológicos e identificação de rochas e minerais comuns.
Referências: Cockwell, C., Corfield, R., Edwards, N., & Harris, N. (2011). Sistema Terra-Vida: uma introdução. Oficina de Textos, 360p. Deer, W. A., Howie, R. A., & Zussman, J. (2010). Minerais Constituintes das Rochas–Uma Introdução–2ª edição. Fundação Calouste Gulbenkian. Coimbra. Ernst, W. G., & Ernst, W. G. (Eds.). (2000). Earth systems: processes and issues. Cambridge University Press. Grotzinger, J., & Jordan, T. (2013). Para Entender a Terra-6. Bookman Editora. Grotzinger, J., Jordan, T. H., & Press, F. (2010). Understanding Earth. Macmillan. Reid, W. V. et al. (2010). Earth system science for global sustainability: grand challenges. Science, 330(6006), 916-917. Salgado-Labouriau, M. L. (1994). História ecológica da Terra. Editora Blucher. Steffen, W. et al. (2020). The emergence and evolution of Earth System Science. Nature Reviews Earth & Environment, 1(1), 54-63. Teixeira, W., Toledo, M. C. M. de, Fairchild, T. R., & Taioli, F. (2001). Decifrando a Terra. Oficina Textos. São Paulo, ISBN 8586238147.

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