Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA (12.14) |
Código: |
ECM0201 |
Nome: |
FUNDAMENTOS DE ÁLGEBRA E ARITMÉTICA |
Carga Horária Teórica: |
60 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
60 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
|
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa/Descrição: |
A disciplina visa trabalhar os conceitos fundamentais de Álgebra e Aritmética assim como seu desenvolvimento histórico, procurando a cada passo estabelecer a ligação entre o que é aprendido no Ensino Superior com o conteúdo programático ministrado nos Ensinos Fundamental, Médio e também Superior. Do ponto de vista do conteúdo busca-se, principalmente, reavaliar os cálculos e propriedades elementares ensinados no Ensino Fundamental relativos aos números naturais, inteiros e racionais até chegar aos números reais (Sistemas Numéricos) |
Referências: |
EULER, Leonhard. Tractatus de numerorum doctrina capita sedecim, quae supersunt. Genebra, 1849.
MENDES, Iran Abreu; FOSSA, John A.; VALDÉZ, Juan E. Nápoles. A História como um Agente de Cognição na Educação Matemática. Porto Alegre: Sulina, 2006.
WAGNER, S.; KIERAN, C. (Eds.). Research issues in the learning and teaching of algebra. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1989. |
|