Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA (13.87)
Código: PEM0018
Nome: LEITURAS DA MÍDIA E PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Leitura e linguagem; aspectos cognitivos e sociológicos da leitura; leitura e discurso nos diversos suportes midiáticos; Leitura e imagem: processos de significação das narrativas televisuais e cinematográficas; Leitura e fotografia; concepções das teorias do efeito estético e da estética da recepção; leitura parafrástica e polissêmica; a construção do sentido no ato da leitura; o aprendizado da leitura dos produtos midiáticos e suas implicações na formação do leitor.
Referências: BAJARD, Élie. Caminhos da escrita: espaços de aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2002. CAVALLO, Guglielmo; CHARTIER, Roger. História da leitura no mundo ocidental. São Paulo: Ática, 1998. CHARADEAU, Patrick. El discurso de la información: la construcción del espejo social. Barcelona: Gedisa, 2003. CHARMEUX, Eveline. Aprender a ler: vencendo o fracasso. São Paulo: Cortez, 1995. ECO, Umberto. Seis passeios pelo bosque da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. FOUCAMBERT, Jean. A leitura em questão. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Volume 1. São Paulo: Editora 34,1996. ___________. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Volume 2. São Paulo: Editora 34, 1999. JAUSS, Hans Robert. Pour une esthétique de la réception. Paris: Éditions Gallimard, 1978. JAUSS, Hans Robert et al. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. KATO, Mary. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1999. KLEIMAN, Angela. Texto & leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1999. ___________. Oficina de leitura: teoria & prática. Campinas: Pontes, 1998. KOCH, Ingedore Villaça. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2000. __________. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 1998. __________.O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2000. LIMA, Luiz Costa. Teoria da literatura em suas fontes. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2002. MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 1994. ORLANDI, Eni Puccinelli (Org). A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, 1996. PENNAC, Daniel. Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. SILVA, Ezequiel Theodoro da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. São Paulo: Cortez, 1992. __________. Criticidade e leitura: ensaios. Campinas: Mercado de Letras/ Associação de Leitura do Brasil, 1998. SMITH, Frank. Compreendendo a leitura: uma análise psicolingüística da leitura e do aprender a ler. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. ___________. Leitura significativa. Porto Alegre: Artmed, 1999. SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998. YUNES, Eliana (Org). Caderno de leitura. Rio de Janeiro: Proler, 1994. ZILBERMAN, Regina. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao v4.12.21