Referências: |
BAJARD, Élie. Caminhos da escrita: espaços de aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2002.
CAVALLO, Guglielmo; CHARTIER, Roger. História da leitura no mundo ocidental. São Paulo: Ática, 1998.
CHARADEAU, Patrick. El discurso de la información: la construcción del espejo social. Barcelona: Gedisa, 2003.
CHARMEUX, Eveline. Aprender a ler: vencendo o fracasso. São Paulo: Cortez, 1995.
ECO, Umberto. Seis passeios pelo bosque da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
FOUCAMBERT, Jean. A leitura em questão. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Volume 1. São Paulo: Editora 34,1996.
___________. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Volume 2. São Paulo: Editora 34, 1999.
JAUSS, Hans Robert. Pour une esthétique de la réception. Paris: Éditions Gallimard, 1978.
JAUSS, Hans Robert et al. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
KATO, Mary. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
KLEIMAN, Angela. Texto & leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1999.
___________. Oficina de leitura: teoria & prática. Campinas: Pontes, 1998.
KOCH, Ingedore Villaça. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2000.
__________. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 1998.
__________.O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2000.
LIMA, Luiz Costa. Teoria da literatura em suas fontes. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2002.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
ORLANDI, Eni Puccinelli (Org). A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, 1996.
PENNAC, Daniel. Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. São Paulo: Cortez, 1992.
__________. Criticidade e leitura: ensaios. Campinas: Mercado de Letras/ Associação de Leitura do Brasil, 1998.
SMITH, Frank. Compreendendo a leitura: uma análise psicolingüística da leitura e do aprender a ler. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
___________. Leitura significativa. Porto Alegre: Artmed, 1999.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
YUNES, Eliana (Org). Caderno de leitura. Rio de Janeiro: Proler, 1994.
ZILBERMAN, Regina. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989.
|