Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 13 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA (13.87)
Código: PEM0008
Nome: MÍDIA, COMUNICAÇÃO E CULTURA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: : Cultura como categoria-chave para o entendimento da sociedade contemporânea. Referências econômicas e histórico-sociais determinantes da Cultura de consumo de massas e de informação midiática. Considera o papel dos processos midiáticos e extramidiáticos na conservação ou transformação sócio-culturais.
Referências: ADORNO, T; HORKHEIMER, M. A Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994. BAITELLO JR., Norval. O animal que parou os relógios. São Paulo: Annablume, 1997. BAUDRILLARD, Jean. A troca simbólica e a morte. Vol. I. Lisboa: Edições 70, 1996. BENJAMIN, W. ADORNO: T. E GOLDMANN, L. A Sociologia da Arte IV. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1969. BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1999. BURKE, Peter; BRIGGS, Asa. Uma História Social da Mídia. De Gutemberg a internet. São Paulo. Jorge Zahar Editor, 2004. BURKE, Peter. O Que é História Cultural? . São Paulo: Zahar Editor, 2005. BETH, Hanno; PROSS, Harry. Introducción a la ciencia de la comunicación. Barcelona: Anthropos, 1990. CANCLINI, Néstor G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 1999. ______________. Culturas Híbridas. São Paulo: Edusp, 2000. CANEVACCI, Massimo. Culturas extremas: mutações juvenis nos corpos da metrópoles. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 1994. CHAUÍ, Marilena. IANNI, Octavio, WEFFORT, Francisco et al. A Cultura do Povo. São Paulo: EDUC, 1982. COELHO, Teixeira. Dicionário Crítico de Política Cultural. São Paulo: Iluminuras, 1997. CYRULNIK, Boris. Os alimentos do afeto. São Paulo: Ática, 1995. DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992. ENZENSBERGER, Hans Magnus. Elementos para uma teoria dos meios de comunicação. São Paulo: Conrad, 2003. GALENO, Alex. CASTRO, Gustavo. COSTA, Josimey (Orgs.). Complexidade à flor da pele: ensaios sobre ciência, cultura e comunicação. São Paulo: Cortez Editora, 2003. GRAMSCI, Antonio. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. Rio de Janeiro: Civilização, 1995. KERCKHOVE, Derrick de. A pele da cultura. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 1997. LUHMANN, Niklas. A improbabilidade da comunicação. Lisboa: Vega-Passagens, 1992. MARTÍN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997. MORAES Denis de (Org). Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad Editora, 2006. MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX: o espírito do tempo: neurose. Volume I. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1990. ROMANO, Vicente. El tiempo y el espacio en la comunicación: la razón pervertida. Guipuzcoa: Argitaletxe Hiru, 1998. SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo, Loyola, 2002. WILLIAMS, R. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

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