Qualificação e Defesa

Procedimentos para qualificação, apresentação da dissertação e defesa de tese

 

-Para terminar o curso de pós-graduação do PPGCEP, é necessário que o aluno pague o número mínimo disciplinas do PPGCEP exigidas (seis no mestrado e nove no doutorado) e faça o exame de proficiência em língua estrangeira (uma no mestrado e duas no doutorado), além da qualificação e defesa do seu projeto dentro do tempo hábil (dois anos para mestrado e quatro para doutorado). O doutorando antes de defender tem que ter um artigo aceito numa revista científica com qualis B1 na área de Engenharias III.

 

-A Pró-reitoria determina que todas as qualificações, dissertações e teses sejam marcadas e cadastradas no sistema com no mínimo DEZ DIAS DE ANTECEDÊNCIA. Fora desse prazo, o Sistema não aceita o cadastro. Quanto antes o estudante solicitar o agendamento, melhor. Entretanto, para isso, todos os itens da atividade devem está definidos. Não é possível agendar a apresentação com dados pendentes.

 

-O procedimento burocrático da qualificação é idêntico ao da defesa. A diferença é que na qualificação não é necessário a presença de um membro externo aos quadros da UFRN. Na dissertação é obrigatório a presença de um membro externo e na tese de dois.

-É recomendável que o orientador, por meio do Sigaa, efetue o cadastro da defesa. Caso ele não consiga, pode contactar a secretaria.

 

-Para a secretaria efetuar o cadastro da banca, o discente ou orientador deve enviar um e-mail para secretaria (ppgcep@ccet.ufrn.br) contendo: título (português e inglês), resumo da dissertação ou tese (português e inglês), palavras-chaves (português e inglês), número de páginas, dia, horário, local da apresentação e banca (caso possua membro externo, informar CPF, SIAPI, instituição a que está vinculado, e-mail, telefone para contato e se o mesmo precisa de passagem e/ou diária ou hospedagem). Favor enviar o e-mail apenas quando estiver com todos os dados definidos. O docente também pode cadastrar a banca pelo Sigaa. Após fazê-lo, ele deve informar a secretaria para homologar a atividade.

 

-O Programa oferece ao membro externo que reside fora de Natal a passagem e/ou hospedagem ou diária. Nunca diária e hospedagem ao mesmo tempo.

-Nos casos em que é preciso a compra de passagens, a secretaria do PPGCEP solicita que o pedido seja feito o quanto antes, uma vez que sua concessão passa por uma série de processos burocráticos. Também pedimos que enviem os horários de voos desejados. Ressaltamos que o beneficiado deve enviar os bilhetes da passagem à secretaria, pois as mesmas servem como comprovantes de uso, sob pena de bloqueio no Sistema. Caso o membro externo perca os bilhetes ou eles estejam ilegíveis, o professor pode solicitar na companhia aérea uma declaração de embarque, que pode ser enviada por e-mail.

 

-No caso da hospedagem, a UFRN tem convênio com dois hotéis: o Imirá Plaza e o PraiaMar Hotel. Ambos são quatro estrelas, localizam-se à beira-mar e fazem translado aeroporto-hotel e hotel-aeroporto.

-Caso o membro externo prefira diária, o valor é de aproximadamente R$ 300 para o participante que vem à Natal em um dia e retorna no outro. Durante o final de novembro e o mês de dezembro o Programa fica impedido de fazer a requisição desse benefício, devendo o pedido ser feito com antecedência.

 

-Antes da apresentação, o discente deve passar na secretaria para pegar a ata e os certificados. A ata é um documento que comprova a aprovação (ou não) do discente e deve ser devolvida à secretaria após a apresentação. Os certificados ficam com os participantes da banca.

 

-No caso de dissertação ou defesa, o aluno deve fazer também a folha de assinaturas. Esse documento fica com o próprio aluno, pois será a página "iii" do seu trabalho impresso, se localizando após a ficha catalográfica e antes do resumo.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao