Banca de DEFESA: FRANCISCO ALAN DA SILVA MONTEIRO

DISCENTE : FRANCISCO ALAN DA SILVA MONTEIRO
DATA : 17/05/2024
LOCAL: Google meet

ANÁLISE DO IMPACTO DA QUALIDADE DE ENERGIA NA REDE ELÉTRICA DO CAMPUS CENTRAL DA UFRN COM A INSERÇÃO DE GERAÇÃO SOLAR FOTOVOLTAICA.

Fontes Renováveis de Energia; Qualidade de Energia: Geração Distribuída; Sistemas PV; Analisador de Rede.

Atualmente, os estímulos à produção de energia elétrica a partir de Fontes Renováveis de Energia (FREs) estão crescendo significativamente devido à escassez de combustíveis fósseis, que ainda são amplamente utilizados. Ao mesmo tempo, as unidades de Geração Distribuída (GD) que empregam FREs ganharam impulso nos últimos anos com a redução dos impostos e a elevação do preço da energia elétrica. No entanto, o aumento no número desses sistemas conectados às redes de distribuição de baixa tensão tem impactado severamente a qualidade da energia dos sistemas de distribuição. A maioria dos sistemas de GD utilizam como fonte sistemas fotovoltaicos PV (do inglês, Photovoltaic), devido ao seu baixo custo, praticidade de instalação e de manutenção. Nesse sentido, neste trabalho são examinados os efeitos na qualidade da energia elétrica nas instalações elétricas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), resultantes da conexão de uma geração PV de 175 kW na rede de distribuição de baixa tensão. A avaliação baseia-se em indicadores obtidos experimentalmente usando o  analisador de rede HIOKI PW 3198, incluindo frequência, harmônicos de tensão e de corrente, desequilíbrios entre as fases do sistema, sobretensão/subtensão e fator de potência. Esses indicadores são avaliados comparando-os com os limites estabelecidos pelas normas: padrão nacional recomendado pelo Módulo 8 do PRODIST e dos padrões internacionais recomendados pela IEEE e IEC.

Presidente - 3524391 - CRISLUCI KARINA SOUZA SANTOS CANDIDO
Interno - 347429 - JOSE LUIZ DA SILVA JUNIOR