AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DE CRIANÇAS COM HEMIPARESIA CONGÊNITA E ADQUIRIDA.
hemiparesia; avaliação neuropsicológica; desenho da figura humana; funções cognitivas; crises epilépticas; crianças; adolescentes.
A hemiparesia refere-se ao déficit da força muscular, com consequente debilidade na mão e pé, afetando um dos lados do corpo. A literatura mostra poucos estudos enfocando detalhadamente as funções cognitivas e emocionais de crianças afetadas por essa condição neurológica. Este estudo teve como objetivo a avaliação neuropsicológica de 23 crianças e adolescentes de ambos os gêneros, com idades entre 5 anos e 4 meses e 16 anos e 6 meses, com hemiparesia congênita e adquirida. Aplicou-se uma bateria de teste especifica para avaliação de funções cognitivas superiores incluindo processos intelectuais, atenção, função perceptiva, função motora, praxias, gnosias, linguagem, memoria e função visuomotora. Quanto aos aspectos emocionais foi usado o teste do desenho da figura humana visando a avaliação da percepção da imagem corporal desses pacientes. Os resultados mostraram que a hemiparesia da criança conduz a déficits em funções neuropsicológicas importantes, além de déficit motor e alterações na esfera emocional, mais precisamente aquelas relacionadas com a representação da imagem corporal. As crianças com hemiparesia adquirida e crises epilépticas, tendem a manifestar maior prejuízo em seu funcionamento cognitivo global. Esses achados sugerem que uma abordagem multidisciplinar pode contribuir significativamente para uma compreensão mais ampla acerca dos aspectos neuropsicológicos envolvidos no quadro clinico neurológico da hemiparesia.