Banca de QUALIFICAÇÃO: ALBANIZA BRIGIDA DE OLIVEIRA NETA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALBANIZA BRIGIDA DE OLIVEIRA NETA
DATA : 23/02/2024
HORA: 08:00
LOCAL: meet.google.com/msd-zctp-vdg
TÍTULO:

 

 

 

PONTO DE VISTA E RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA EM DISSERTAÇÕES DE MESTRADO


PALAVRAS-CHAVES:

 

 

Ponto de vista. Responsabilidade enunciativa. Seção “referencial teórico”.  Dissertação de mestrado. Gênero discursivo acadêmico.


PÁGINAS: 94
RESUMO:

Nesta tese de doutoramento, temos como objetivo analisar o ponto de vista e a responsabilidade enunciativa no gênero discursivo acadêmico dissertação de mestrado, na seção “referencial teórico”, no que diz respeito ao conteúdo proposicional proferido pelo locutor enunciador primeiro (L1/E1). Os pressupostos teóricos estão fundamentados, na Linguística Textual, assim como, na Análise Textual dos Discursos. Essa última proposta por Jean-Michel Adam (2011, 2017, 2022) e se caracteriza por ser uma abordagem teórico-metodológica e descritiva. Igualmente, segue a Análise do Discurso e a Linguística Enunciativa, conforme Rabatel (2013, 2016, 2021), Passeggi, Rodrigues e Silva Neto (2010), Rodrigues (2022), Cabral (2021). Temos como nível de análise o enunciativo, focalizando a categoria da responsabilidade enunciativa e dos pontos de vista: representado, narrado e assertado. Para Adam (2011), o objeto de estudo da ATD é o texto concreto, empírico, produzido nas situações cotidianas. Metodologicamente, esta pesquisa se configura como qualitativa, documental e descritivo-interpretativista (Marconi e Lakatos, 2002; Marconi e Lakatos, 2011). Segue o método misto (Moraes, 2003). O corpus se constitui da seção “referencial teórico”, de vinte e quatro dissertações de mestrado, pertencentes ao Programa de Pós-Graduação em Letras, (PPGL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), referente aos anos de 2017, 2018 e 2019, coletadas no site do referido programa. As categorias enunciativas utilizadas são: os dêiticos espaciais e temporais, as indicações de quadros mediadores, os fenômenos de modalização autonímica, as modalidades, as indicações de um suporte de percepções e de pensamentos relatados, o ponto de vista: representado e assertado. Selecionamos fragmentos da seção “referencial teórico” em que aparecem as categorias elencadas. Os dados analisados apontam que o L1/E1, nesse caso, o(a) autor(a) da dissertação de mestrado, na tessitura da trama textual, discursiva e enunciativa construiu o ponto de vista representado e assertado, colaborando, assim, para a constituição da responsabilidade enunciativa assumida pelo L1/E1, em alguns fragmentos evidenciando a voz autoral. Porém, em outros fragmentos o L1/E1 não assumiu a responsabilidade enunciativa, imputando-a a enunciador(es) segundo(s) (e2), reconhecidos como vozes de autoridade, para dar credibilidade ao seu dizer. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 349685 - MARIA DAS GRACAS SOARES RODRIGUES
Externa à Instituição - MARIA INÊS BATISTA CAMPOS - USP
Externa à Instituição - SUELI CRISTINA MARQUESI - PUC - SP
Notícia cadastrada em: 08/02/2024 09:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao