Banca de QUALIFICAÇÃO: MILTON CESAR APOLINARIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MILTON CESAR APOLINARIO
DATA : 10/02/2024
HORA: 14:30
LOCAL: via google meet
TÍTULO:

PROJETOS DE LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR


PALAVRAS-CHAVES:

Projeto de letramento; Multiletramentos; Sustentabilidade; Interdisciplinaridade; Cidadania.  


PÁGINAS: 130
RESUMO:

As dificuldades de ensinar e aprender a ler e a escrever na escola para agir socialmente nos diversos contextos em que circulam as práticas de linguagem são notórias nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF). Essas dificuldades podem ser decorrentes, dentre outros fatores, da fragmentação na produção do conhecimento, embora a discussão acerca da necessidade de interligar saberes na escola seja relativamente antiga se considerarmos que a superação dessa fragmentação foi proposta desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (Brasil, 1997) e reiterada na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2017). A discussão acerca do processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita como práticas sociais evidencia os desafios da escola para oportunizar aos estudantes a construção do conhecimento, tendo a leitura e a escrita como eixos norteadores do ensino nos diversos componentes curriculares. Considerando as orientações desses documentos oficiais, de modo mais específico, no que tange ao ensino de Língua Portuguesa e de Matemática, nesta pesquisa, desenvolvida no domínio da Linguística Aplicada (LA), temos por objetivo investigar o papel dos projetos de letramento no desenvolvimento de práticas pedagógicas interdisciplinares nos anos iniciais do EF. Do ponto de vista teórico, partindo da concepção de linguagem do Círculo de Bakhtin, a pesquisa fundamenta-se nos Estudos de letramento de vertente sociocultural, na Teoria da complexidade e na Pedagogia Crítica. Metodologicamente, quanto à sua categorização, configura-se como uma pesquisa-ação de natureza crítica. Os dados foram gerados no ano de 2023, na Escola Municipal Pedro Justino dos Santos, no município de Ceará-Mirim (CM), no estado do Rio Grande do Norte (RN), em uma turma do 5º ano e serão analisados em uma abordagem qualitativa e interpretativista. Em linhas gerais, os resultados preliminares apontam que trabalhar com projetos na perspectiva do letramento favorece a interligação de saberes e a construção de conhecimentos numa vertente interdisciplinar, rompendo com a segmentação do conhecimento. O desenvolvimento do projeto de letramento com foco nas práticas interdisciplinares de leitura e de escrita, a partir do trabalho com diferentes gêneros discursivos, usando diferentes tecnologias e mídias digitais, proporcionou aos estudantes a ampliação do domínio da leitura e da escrita, formando leitores e escritores na escola com uma noção mais ampla de sustentabilidade e uma maior consciência planetária. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.525.604-** - IVONEIDE BEZERRA DE ARAÚJO SANTOS MARQUES - IFRN
Interna - 332207 - MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA
Externa à Instituição - PRISCILA DO VALE SILVA - UERN
Notícia cadastrada em: 30/01/2024 14:40
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