Banca de QUALIFICAÇÃO: CALIANA DA SILVA SOUSA MEDEIROS

DISCENTE : CALIANA DA SILVA SOUSA MEDEIROS
DATA : 24/01/2024
LOCAL: Sessão remota - google meet

A categoria tópico discursivo como suporte para a avaliação e o desenvolvimento do assunto do texto escolar

Ensino; Escrita escolar; Tópico discursivo

Este trabalho se situa no campo de estudos sobre o desenvolvimento da habilidade escrita no contexto escolar. Nesse amplo campo de investigação, recortamos um aspecto específico do processo da escrita escolar que, a nosso ver, tem recebido pouca atenção seja em pesquisas, seja em projetos de ensino-aprendizagem: o assunto do texto. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento oficial brasileiro que estabelece conhecimentos, competências e habilidades a serem desenvolvidos pelo(a)s estudantes na escola básica, prevê a habilidade de planejar e produzir textos considerando a situação comunicativa e o assunto/finalidade do texto. No entanto, com base em nosso próprio conhecimento como professora, percebemos a ausência de trabalhos que exploram de forma pontual o desenvolvimento do assunto do texto. Essa percepção nos levou à seguinte questão: que categoria pode ser usada para avaliar e consequentemente desenvolver a habilidade de desenvolvimento do assunto do texto? Este trabalho pretende dar uma resposta a esse problema com base no tópico discursivo. Consideramos o pressuposto de que o tópico (assuntos tratados no texto) é o fio condutor da organização textual (Jubran, 2006). O tópico se manifesta no texto mediante enunciados formulados em torno de um conjunto de referentes explícitos ou inferíveis, concernentes entre si e em relevância num determinado ponto. Inicialmente, realizamos uma incursão em trabalhos anteriores que se propuseram discutir o tópico discursivo em textos escolares e verificamos que esses trabalhos não levam em conta o assunto do texto, mas o processo de organização tópica em si. Como o tópico tem a ver com o assunto, assumimos que é possível identificar padrões de escrita com base nos quais se pode avaliar o nível de desenvolvimento do assunto pelo(a)s estudantes e propor atividades de intervenção. Com base em um conjunto de exemplares de textos escolares, identificamos os padrões de escrita no que diz respeito ao desenvolvimento do assunto.

Presidente - 1165367 - CLEMILTON LOPES PINHEIRO
Interna - 2226795 - MARIA HOZANETE ALVES DE LIMA
Externo à Instituição - RODRIGO SLAMA RIBAS - IFRN
Notícia cadastrada em: 05/01/2024 14:45