Banca de QUALIFICAÇÃO: MILANA SAYONARA GOMES DA SILVA

DISCENTE : MILANA SAYONARA GOMES DA SILVA
DATA : 27/12/2023
LOCAL: Remoto

PROJETO DE LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÕES PARA A ESCRITA COM FOCO EM QUESTÕES DE SAÚDE DO(A) ALUNO(A) ADOLESCENTE

Projeto de letramento. Letramento crítico. Letramento em saúde. Bem-estar do(a) adolescente.

A fase da adolescência por vezes é determinante para a formação de um sujeito crítico capaz de fazer escolhas conscientes e buscar respostas para as suas questões de saúde. A presente pesquisa surgiu da necessidade de abordar temáticas relacionadas à saúde do aluno adolescente, mediante práticas de leitura e de escrita, a partir do uso da caderneta de saúde e mediante a implementação de projeto de letramento. Nesse sentido, este trabalho investiga as contribuições da aplicação desse projeto para a melhoria dos letramentos em saúde do adolescente do oitavo ano do Ensino Fundamental, inclusive de suas práticas de escrita de gêneros discursivos. Teoricamente, adotou-se como referências os estudos de letramento como prática social de Kleiman (1995), Oliveira (2008), Street (2014), com foco no Letramento crítico de Luke, Fribody, no letramento em saúde, de Adams et al. (2009), Rotman et al. (2002), bem como nos estudos que orientam o desenvolvimento de Projetos de Letramento (Oliveira; Tinoco; Santos (2011), Santos (2014), além de subsídios da Teoria dos Gêneros Discursivos de Bakhtin (1997). Em termos metodológicos, a investigação é do tipo pesquisa-ação e segue os moldes estabelecidos por Thiollent (1986). Sua implementação baseia-se na abordagem qualitativa de dados segundo Bodgan; Biklen (1994) na medida em que se interessa pelos significados atribuídos pelos participantes em relação às ações experienciadas no decorrer do projeto em questão. Os resultados apontam para a relevância da implementação do Projeto de Letramento no sentido de aperfeiçoar o desempenho dos alunos na produção textual, bem como para a possibilidade do aluno adolescente, com base nos estudos propostos, tornar-se capaz de cuidar melhor de si e, consequentemente, buscar medidas de proteção e assistência no intuito de evitar possíveis agravos à sua saúde.

Presidente - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Externa à Instituição - JACIARA LIMEIRA DE AQUINO - UERN
Externa à Instituição - PRISCILA DO VALE SILVA - UERN
Notícia cadastrada em: 18/12/2023 11:27