Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELLA KELMER DE MENEZES SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIELLA KELMER DE MENEZES SILVA
DATA : 26/12/2023
HORA: 10:00
LOCAL: AUDITÓRIO B
TÍTULO:

Palavra empalhada, violento caminho: uma leitura de narrativas curtas de Raduan Nassar e Ricardo Daunt

 

 


PALAVRAS-CHAVES:

Literatura brasileira; Raduan Nassar; Ricardo Daunt; violência; silêncio.


PÁGINAS: 83
RESUMO:

Esta pesquisa dispõe-se a estudar a violência e o silêncio no conto “Menina a caminho”, de Raduan Nassar, e nas novelas d’O grito empalhado, de Ricardo Daunt, considerando as implicações mútuas entre as temáticas. A violência, tida como situação intencional, provocada por seres humanos, cujo objetivo ou desdobramento ocasiona danos físicos em outrem (Ginzburg, 2012), apresenta-se, em determinadas produções artísticas, como “campo de referências em que os elementos centrais das obras se propõem” (Ginzburg, 2012, p. 28). O silêncio, entendido como integrante do enunciado que se pode recuperar verbalmente (Bakhtin, 2003), estabelece-se, no contexto de tais obras, como componente que circunda experiências violentas e sistemas sociais opressivos (Holanda, 1992), estando as relações entre as descontinuidades linguísticas e as vivências violentas no cerne dos interesses do estudo. São discutidas, a partir do conto, as ocorrências de violência doméstica e sexual, os diferentes matizes do silêncio e o silenciamento, tendo em vista o horizonte político erigido na narrativa. Nas novelas, focaliza-se a violência ditatorial, materializada na vivência da tortura e do desaparecimento, e a imposição do silêncio, levada, na criação literária, às últimas consequências. Para obter uma leitura que conjuga vida social e forma estética, esta tese se baseia nas proposições de Antonio Candido (2014, 2017), quanto à leitura integrativa-dialética, e do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2015; Medviédev, 2016; Volóchinov, 2018), no que corresponde à abordagem dialógica, visando, com isso, obter uma apreensão da literatura estudada que simultaneamente abarque o processo de internalização/formalização da realidade, compreendendo o texto como estrutura no qual o social é um fator dentre outros, e a concepção.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1299003 - DERIVALDO DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1513790 - ANDREY PEREIRA DE OLIVEIRA - UFRNExterna ao Programa - 1746024 - EDNA MARIA RANGEL DE SA - UFRN
Notícia cadastrada em: 13/12/2023 15:01
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