Banca de QUALIFICAÇÃO: MONICA SILVA GAMELEIRA

DISCENTE : MONICA SILVA GAMELEIRA
DATA : 22/12/2023
LOCAL: CCHLA

Análise textual do discurso religioso: representações discursivas de Maria no Catecismo da Igreja Católica

Representações discursivas; Maria; Catecismo da igIeja Católica; Discurso religioso; Figura feminina.

A figura da mulher construída através do discurso religioso encontra na personagem de Maria uma série de relatos bíblicos interpretados pela Tradição e o Magistério da Igreja que constroem diversas representações discursivas. Assim, esta dissertação de mestrado investiga como se dá a construção dessas representações no Catecismo da Igreja Católica. A escolha por esse objeto de pesquisa foi motivada pela relevância histórica, literária e cultural que circunda a personagem de Maria, como também pela contribuição para a Linguística Textual, uma vez que há uma necessidade de se descrever fenômenos linguísticos existentes no discurso religioso. São propostas três questões para nortear a pesquisa: 1) que representações de Maria foram construídas por meio do Catecismo da Igreja Católica?; 2) quais marcas linguísticas revelam a construção das representações discursivas de Maria no contexto dos textos sagrados através das remissões no Catecismo da Igreja Católica?; 3) quais procedimentos semânticos de construção das representações da figura de Maria são utilizados no Catecismo da Igreja Católica. Para responder a esses questionamentos, tem-se como objetivo geral analisar como se constroem as representações discursivas da mulher no discurso religioso partindo da análise do Catecismo da Igreja Católica. E, como objetivos específicos, identificar, descrever, analisar e interpretar: 1) como se constroem as representações discursivas de Maria no Catecismo da Igreja Católica; 2) as marcas linguísticas que revelam a construção das representações discursivas de Maria através das remissões presentes no Catecismo da Igreja Católica; 3) os procedimentos semânticos de construção das representações discursivas de Maria. O estudo propõe uma análise do discurso religioso, pautado na abordagem da Análise Textual dos Discursos com Adam (2010, 2011, 2021, 2022, 2023), com foco na noção de representação discursiva e suas categorias de análise semântica. O corpus desta pesquisa é composto por excertos do Catecismo da Igreja Católica previamente selecionados. A metodologia se inscreve em uma abordagem qualitativa e foi estabelecida com a identificação dos parágrafos do Catecismo da Igreja Católica que fazem menção direta ou indiretamente à figura de Maria, com a descrição dos enunciados que os compõem conforme as categorias das operações semânticas de referenciação, predicação e modificação. Para isso, foi elaborado um quadro para realizar uma análise microtextual do corpus a fim de identificar, caracterizar e quantificar as ocorrências a respeito de Maria no Catecismo da Igreja Católica. Tal análise apontou mais de duzentas ocorrências de menções aos nomes e títulos de Maria e, com isso, constatou-se também diversas nuances da intertextualidade – explicitada ou inferida – presente nos parágrafos. Os resultados iniciais apontam que essa representação discursiva é construída em torno de vários eixos a partir das operações semânticas. Entre esses eixos destacam-se o eixo da maternidade, o eixo da pureza, o eixo do modelo de vida cristã entre outros.

Presidente - 349707 - LUIS ALVARO SGADARI PASSEGGI
Interna - 1801855 - ALESSANDRA CASTILHO FERREIRA DA COSTA