Banca de DEFESA: VANESKA OLIVEIRA CALDAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VANESKA OLIVEIRA CALDAS
DATA : 08/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: https://uci.zoom.us/j/7736128484?pwd=cENGdkVmbS9NUnBsb045dzRKWVVLZz09
TÍTULO:

O impacto do planejamento individual ou em dupla na produção oral e na calibração enquanto estratégia metacognitiva de aprendizes bilíngues

 


PALAVRAS-CHAVES:

 bilinguismo, inglês como L2; produção oral; planejamento; estratégias metacognitivas; calibração.


PÁGINAS: 250
RESUMO:

Pesquisas mostram que o planejamento estratégico pode ser um aliado no desenvolvimento da produção oral de aprendizes bilíngues. Assim sendo, este estudo tem como objetivo geral investigar o efeito do planejamento e das estratégias metacognitivas na produção oral em L2. Neste trabalho, elegemos a calibração como estratégia metacognitiva a ser aferida e a medimos pela correspondência entre o grau de percepção do indivíduo em uma tarefa em relação à sua atuação real nela. Nesse sentido, esta pesquisa intenciona verificar de que forma diferentes tipos de planejamento (não planejamento, planejamento individual e planejamento em dupla) podem impactar a produção oral de aprendizes bilíngues (em termos de acurácia, densidade lexical ponderada, fluência e outcome), analisar qual o papel da calibração no desenvolvimento da produção oral desses aprendizes e identificar quais estratégias metacognitivas fazem parte deste processo. O estudo foi composto por 63 aprendizes bilíngues português-inglês. Todos os participantes responderam a um questionário sobre informações pessoais, realizaram três tarefas de produção oral, atribuíram uma nota para cada tarefa proposta e responderam a um questionário sobre as estratégias metacognitivas utilizadas durante as produções orais. Os resultados indicam que, no que concerne à fluência, houve impacto significativo do planejamento em dupla e que, neste tipo de planejamento, os aprendizes também apresentaram um grau de confiança maior no sucesso da sua produção oral. Em contrapartida, o planejamento individual fez com que os aprendizes tivessem uma calibração mais ajustada de suas produções orais. No que diz respeito à acurácia, à densidade lexical ponderada e ao outcome, o fato de ter planejado individualmente ou em dupla não parece ter feito diferença na produção oral dos aprendizes. Além disso, os achados acerca das percepções dos participantes sugerem que eles utilizaram diferentes estratégias de planejamento, como construir uma sequência de fala na cabeça e utilizar papel e caneta, e consideraram o planejamento em dupla mais benéfico ao desenvolvimento das suas produções orais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1666189 - JANAINA WEISSHEIMER
Interna - 1153427 - MAHAYANA CRISTINA GODOY
Externa à Instituição - DONESCA XHAFAJ - UFSC
Externa à Instituição - INGRID FINGER - UFRGS
Externa à Instituição - MARIA DA GLÓRIA GUARÁ-TAVARES - UFC
Notícia cadastrada em: 16/11/2023 09:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao