Correção, revisão ou avaliação textual? O tratamento dado em pesquisas brasileiras acerca da intervenção do(a) professor(a) no texto do(a) aluno(a)
Ensino; Escrita; Revisão
Partindo de uma noção processual de escrita, concebemos que intervenções do(a) professor(a) no texto do(a) aluno(A) (feedbacks, parecer, orientações e sugestões) são práticas que objetivam auxiliá-lo(a) na produção de um texto mais eficiente. Questionando-nos sobre como essas ações interventivas são tratadas teoricamente e conceitualmente por pesquisadores(as) brasileiro(a)s, propusemos a identificar e cotejar o tratamento conceitual/teórico dado nas pesquisas que buscam entender as formas de intervenção nas produções textuais escolares dos anos finais do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Para tal, assumimos três objetivos específicos: 1) Mapear as pesquisas que abordam os ações interventivas no texto do(a) aluno(a) em contexto escolar identificar os termos empregados para essa ações; 2) Identificar as concepções atribuídas às ações interventivas; e 3) Propor uma tipologia de pesquisas. Trata-se, pois, de uma pesquisa do tipo teórica, de base bibliográfica, filiada aos estudos linguísticos do texto. Trabalhamos com um corpus composto por 25 (vinte e cinco) pesquisas científicas: 05 (cinco) teses de doutorado e 20 (vinte) dissertações de metrado. Os resultados revelaram três termos (correção, revisão e avaliação) que recobrem três concepções atribuídas às ações de intervenção, o que demonstra a complexidade da questão. O trabalho também permitiu compreender como essas concepções podem influenciar as abordagens de intervenção no texto do aluno em contexto escolar, destacando o papel da base teórica para embasar as práticas de intervenção. Embora correção, revisão e avaliação de textos possam parecer termos sinônimos, esses termos recobrem diferentes recortes teóricos e conceituais. Apontamos a necessidade de reconhecer essas diferenças, uma vez que cada uma delas pode desempenhar um papel específico seja na atividade de compreender a interveção em si seja na atividade formativa do(a) professor(a) de produção textual.