Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS SILVA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MATHEUS SILVA DE SOUZA
DATA : 30/09/2023
HORA: 14:30
LOCAL: via Google Meet
TÍTULO:

REFLEXOS E REFRAÇÕES DE UMA VERDADE NUA E CRUA: UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE DIZER DE ADELAIDE CARRARO EM EU E O GOVERNADOR (1963)


PALAVRAS-CHAVES:

   RESUMO EM INGLÊS: a ser definido após a qualificação, segundo recomendações.

 

3.      PALAVRAS-CHAVE EM PORTUGUÊS: Adelaide Carraro; Projeto de Dizer; Verdade nua e crua; Arquitetônica adelaideana; Relações dialógicas.


PÁGINAS: 156
RESUMO:

1.      RESUMO EM PORTUGUÊS: Ao decidir se tornar criadora de narrativas e assinar mais de quarenta obras em vida, Adelaide Carraro, uma das escritoras malditas do século XX, epíteto difundido especialmente no contexto da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) para se referir àqueles que produziam arte contra o regime autoritário, marcou a sua trajetória literária por difundir aquilo que julga ser a verdade nua e crua sobre problemas sócio-históricos do Brasil. Atingindo, de maneira ambivalente, o reconhecimento popular acerca de seus títulos e o desprestígio por parte de críticos e jornalistas de sua época, Carraro lançou-se autora-criadora de muitos romances de traços autobiográficos, nos quais assume a posição axiológica de heroína das narrativas que compõe, algo que demarca o seu estilo composicional. Eu e o Governador (1963), trabalho inaugural de Adelaide, é um exemplo de tais textos, o qual, precisamente, versa sobre os seus dilemas íntimos enquanto jovem ex-tuberculosa e pobre na cidade de São Paulo em busca de ascensão social como funcionária pública. No entremeio disso, a personagem, isto é, o eu disposto na história narrada, vivencia situações de assédio moral e sexual advindas de políticos paulistas, até conhecer o governador, homem pelo qual se apaixona. Conseguindo o almejado emprego estatal, ela, então, é enviada a sanatórios do governo que tratam de doentes tuberculosos, espaços onde experiencia acontecimentos traumáticos que a fazem questionar os estigmas sociais e o descaso governamental direcionados a essa população. Nesse sentido, esta pesquisa intenta analisar dialogicamente a construção do projeto de dizer de Adelaide Carraro no referido objeto estético, de modo a atingir uma compreensão aprofundada a respeito das linhas verbo-ideológicas que compõem a intenção discursiva da artista, no que tange às escolhas dos elementos arquitetônicos da forma, do conteúdo e do material e à definição dos posicionamentos axiológicos agenciados na elaboração do seu enunciado. Para tanto, alicerçamos os fios condutores desta dissertação ao fazer científico da pesquisa qualitativa de caráter interpretativista e alinhamos nosso escopo teórico-metodológico aos pressupostos da Linguística Aplicada, enquanto ciência indisciplinar, transgressiva e crítica. Além disso, alinhamo-nos às postulações do conhecido Círculo Bakhtiniano, que comportam os fundamentos epistemológicos e filosóficos em torno da abordagem dialógica da linguagem de Mikhail Bakhtin, Pável Medviédev e Valentin Volóchinov. Logo, é possível depreender que a arquitetônica adelaideana é constituída por índices valorativos que indicam uma atitude avaliativa da enunciadora frente aos fatos vividos por ela, transpostos e, assim, representados no plano romanesco, revelando sentidos ideologicamente edificados em relação a si e aos outros da interação discursiva, empreendida na intercessão entre reflexos e refrações dos mundos da arte e da vida.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Interno - 1000286 - ORISON MARDEN BANDEIRA DE MELO JUNIOR
Externo à Instituição - WELLINGTON MEDEIROS DE ARAUJO - UERN
Notícia cadastrada em: 21/09/2023 11:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao