Banca de QUALIFICAÇÃO: WALLAS CABRAL DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WALLAS CABRAL DE SOUZA
DATA : 04/10/2023
HORA: 15:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

A construção do sentido de covid-19 na CPI da Pandemia: uma perspectiva discursivo-cognitiva no depoimento de Eduardo Pazzuelo. 


PALAVRAS-CHAVES:

Linguística Cognitiva Corporificada, Covid-19, Metáfora, Frames, Esquema imagéticos. 


PÁGINAS: 122
RESUMO:

Esta dissertação mostra o processo cognitivo-discursivo envolvido na construção do sentido de Covid-19 na CPI da Pandemia. Para isso, o objetivo principal é pesquisar, descrever e evidenciar no depoimento do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazzuelo, o modo pelo qual mecanismos cognitivos trazem conceitos linguísticos, percepções verbais e não verbais nas interações discursivas entre os interlocutores governistas e de oposição; e, na prática, extrair indexadores linguísticos, identificar a topologia esquemática, domínios, frames e projeção metafórica. O momento histórico em que a população mundial é atingida pelo vírus faz com que ao pensar na COVID-19 perspectivas surjam no pensamento, comportamento e na comunicação das pessoas. Só por isso, já torna este trabalho uma pesquisa de utilidade pública. Tomamos então como referências teórica os conceitos de metáfora conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 1980), frame (DUQUE, 2015, 2017; FILLMORE, 1986) e jogos de linguagem (DUQUE, 2018; 2022). Essas categorias de análise estão em um aporte teórico-metodológico da Linguística Cognitiva Corporificada em que mostra a modalidade advinda de uma vivência imediata e sensório-motora do mundo. A pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativo-descritiva sobre o qual o fenômeno é caracterizado. Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizamos as ferramentas para identificação de metáforas – Bootstrapping (DUQUE, 2018); representação de grafos (SOUZA; DUQUE, 2018), metodologia de análise baseada em esquemas imagéticos e frames (DUQUE, 2015,2017); e análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Primeiro, buscamos indexadores em torno de Covid-19 nas notas taquigráficas do Senado; agrupamos conceitos e identificamos domínios; usamos mecanismos de ligação de frame e projetamos a metáfora conceptual dominante. Paralelo a isso, acionamos a TV Senado para análise de aspecto não verbal do depoimento e corroborar na descrição verbal. O resultado nos permitiu ver que COVID-19 é pensado como uma GUERRA. Um achado importante é a importância da topologia esquemática na base da análise dos conceitos, domínios e frames evocados no discurso, fazendo com que o percurso de diferentes esquemas possam explicar o sentido distinto de um mesmo fenômeno. Nesse sentido, verificamos esquemas como BLOQUEIO e DIGRESSÃO.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1675404 - PAULO HENRIQUE DUQUE
Externa à Instituição - ILANA SOUTO DE MEDEIROS - UnP
Externo à Instituição - RICARDO YAMASHITA SANTOS - UnP
Notícia cadastrada em: 15/09/2023 15:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao