Banca de QUALIFICAÇÃO: ALYSSANDRA VIANA FONSECA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALYSSANDRA VIANA FONSECA
DATA : 15/09/2023
HORA: 14:30
LOCAL: REMOTO
TÍTULO:

LETRAMENTO LABORAL/DIGITAL DE AGRICULTORES: COOPERANDO SABERES EM

PRÁTICAS DE COMERCIALIZAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Letramento laboral/digital. Projeto de Letramento. Oficinas de Letramento. E-commerce. Agricultura familiar.


PÁGINAS: 74
RESUMO:

Em meio às pequenas propriedades localizadas em áreas rurais interioranas, gerenciadas, na maioria das vezes, por agricultores familiares, os letramentos digitais são pouco aproveitados não apenas pela pouca disponibilidade de equipamentos tecnológicos, mas também pela ausência de experiências quanto ao uso desses dispositivos em suas atividades laborais digitais. Diante dessa problemática, o presente estudo objetiva investigar os impactos gerados pela realização de intervenção desenvolvida com base em Projeto de Letramento e oficinas de letramento direcionadas a agricultores ligados à Cooperativa Mista da Agricultura Familiar de Acari e Adjacências, em termos de melhoria da qualidade de suas práticas de letramento laboral/digital quanto à divulgação e comercialização de produtos rurais em ambientes digitais (e-commerce). Teoricamente, fundamenta-se em aportes referentes aos Estudos de letramento (Street, 2014; Hamilton, 2000; Kleiman, 1995 e 2005; Soares, 2009), aos Multiletramentos e Letramentos digitais (Coscarelli; Ribeiro, 2005; Buzato, 2007; Rojo, 2009; Ribeiro, 2009 e 2021; Braga, 2013) e em discussões acerca do Letramento crítico (Kleiman; Santos-Marques; Leurquin, 2021; Freire, 1995) e das relações de trocas de saberes entre acadêmicos/extensionistas e camponeses em espaços rurais (Freire, 1983). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação (Thiollent, 2011; Dionne, 2007), com uma abordagem de dados qualitativa (Bogdan; Biklen, 1994), interpretativista (Moita Lopes, 1994; 2006), com traços etnográficos (André, 1995; Cançado, 1994). Para o desenvolvimento do percurso interventivo  foram utilizadas as orientações propostas pelos projetos e oficinas de letramento (Kleiman, 2000; Oliveira, 2008; Oliveira, Tinoco, Santos, 2014; Kleiman; Marques, 2019), além do Diagnóstico Rural Participativo (DRP) (Verdejo, 2010), que consiste em um instrumento voltado para o desenvolvimento de pesquisas, especificamente, em áreas rurais. Como resultados desta investigação, podemos destacar que as intervenções possibilitaram aos participantes ampliar seus letramentos digitais em termos de conhecimentos voltados às vendas em canais digitais, mais precisamente no que diz respeito às redes sociais e às transações bancárias. Além disso, favoreceram a reorganização e o aprimoramento visual das postagens e do perfil da conta de Instagram da cooperativa, por meio de planejamento e de uso de estratégias voltadas para uma melhor elaboração e divulgação de posts de produtos disponibilizados à venda.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Interna - ***.525.604-** - IVONEIDE BEZERRA DE ARAÚJO SANTOS MARQUES - IFRN
Externa ao Programa - 1011609 - ALANA DRIZIÊ GONZATTI DOS SANTOS - UFRN
Notícia cadastrada em: 01/09/2023 08:44
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