Banca de DEFESA: FRANCISCO GEOCI DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO GEOCI DA SILVA
DATA : 22/09/2023
LOCAL: Auditório 1 do Instituto Ágora

DESINFORMAÇÃO TEM TRATAMENTO: leitura crítica contra a pandemia de fake news e pós-verdade

Letramentos. Multiletramentos críticos. Leitura crítica. Fake news. Pós-verdade.

A sociedade está em processo de digitalização acentuada. Com isso, diversas possibilidades de interações instantâneas em espaços virtuais se abrem aos indivíduos, assim como o acesso a informações provenientes de fontes diversas. Não obstante, não se pode desconsiderar que, para além do potencial benéfico dessas interações, isso tem feito emergir novos problemas, agravados pela grande difusão de conteúdos em rede e à formação de espaços de afinidade, as chamadas bolhas, pouco permeáveis a pensamentos divergentes. Um dos resultados disso é a criação de grupos cujos indivíduos, mutuamente, reforçam vieses de confirmação compartilhados, os quais se fundam em aspectos intersubjetivos, como crenças, valores e ideologias. Nesse contexto, torna-se notável a formação de “ecossistemas” em que fake news e pós-verdades se proliferam com maior intensidade justamente por se servirem desses vieses para manipular a percepção das pessoas em relação à realidade, propondo fatos e verdades alternativas sem o lastro de situações concretas. O resultado disso é uma desestabilização do debate público acerca de temas de grande relevância para a sociedade brasileira, como as opções de enfrentamento da pandemia desencadeada pelo SARS-CoV-2, causador da Covid-19, cujo resultado, como se viu, foi o agravamento dos problemas de saúde pública por levarem parte da população a comportamentos de risco nos momentos mais delicados da pandemia. A crença em panaceias e em discursos anticiência – promovida, inclusive, por figuras políticas – motivou, em parte, o relaxamento quanto a medidas de biossegurança, como o distanciamento social e o uso de máscaras, em contrapartida, estimulou a adoção de supostos tratamentos (sem qualquer eficácia comprovada) em detrimento das medidas anteriormente citadas e da vacinação, principal medida profilática para evitar quadros graves de Covid. Dentre outras consequências, o Brasil teve de lidar com um número de perdas bastante expressivo. Diante disso, e visto que fake news e pós-verdades continuam a influenciar negativamente os rumos do país, tomamos como objeto de estudo a assunção de princípios de leitura crítica voltada à identificação de desinformações veiculadas em textos compartilhados em redes sociais e mensageiros. Em decorrência do cenário descrito e do objeto de pesquisa apresentado, nesta tese, temos como objetivo geral investigar, a partir da análise dos dados, a emergência de princípios de leitura crítica responsivos a fake news e pós-verdades. Para alcançá-lo, traçamos dois objetivos específicos: identificar estratégias recorrentes na construção discursiva de pós-verdades e sua articulação com fake news; e analisar de que forma os princípios emergentes dos dados, se houver, podem ser utilizados para desvelar estratégias adotadas na construção de pós-verdades. A fim de alcançarmos esses objetivos, estabelecemos uma interface, no seio da Linguística Aplicada, entre os estudos de letramento de vertente sociocultural, a pedagogia dos multiletramentos, a Nova Retórica e a argumentação como processo interacional. Quanto aos dados do corpus, eles foram gerados com base nas metodologias documental e bibliográfica, contemplando algumas fake news de grande alcance, compartilhadas em redes sociais e em grupos de mensageiros, e a análise dos discursos veiculados se deu com base no paradigma qualitativo e interpretativista. Nosso estudo identificou a emergência de alguns princípios que podem fundamentar o ensino-aprendizagem de leitura crítica, voltados à formação de leitores capazes de identificar conteúdos falsos e de (re)agir responsivamente diante deles. Ademais, com base nos resultados da pesquisa, elaboramos, como produto destacável, um e-book com 10 oficinas de multiletramentos voltadas ao ensino-aprendizagem dos princípios de leitura crítica inferidos a partir da análise dos dados e em consonância com as estratégias identificadas e mapeadas.

Presidente - 2087054 - GLICIA MARILI AZEVEDO DE MEDEIROS TINOCO
Interno - ***.528.534-** - JOSE ROMERITO SILVA - UFRN