Banca de DEFESA: FERNANDA FAUSTINO DA SILVA RIBEIRO DE AGUIAR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA FAUSTINO DA SILVA RIBEIRO DE AGUIAR
DATA : 01/09/2023
LOCAL: meet.google.com/iqp-agzt-gnj

A CONCEPÇÃO DE SENTIDO NA LINGUÍSTICA TEXTUAL DE EUGENIO
COSERIU: CONFLUÊNCIAS E CONTRAPOSIÇÕES ÀS TEORIAS DE JOHN
SEARLE E JACQUES DERRIDA

sentido; linguística de texto de Coseriu; atos de fala de Searle; desconstrução de acordo com Derrida.

Os trabalhos do linguista romeno Eugenio Coseriu compõem um relevante aporte teórico sobre o conceito de sentido na teoria da linguagem, uma vez que, para este autor, a linguística de texto é uma hermenêutica do sentido, disciplina relacionada ao nível individual do linguístico cuja atribuição central é comprovar e justificar o sentido dos textos. Em outras duas tradições teóricas, como nos estudos de John Searle, um dos continuadores da teoria dos atos de fala, e nos preceitos da teoria da desconstrução de Jacques Derrida, é possível observar que o processo de construção do sentido também constitui o cerne de preocupações filosóficas e linguísticas. Nesse cenário, esta tese compara a concepção de sentido segundo Coseriu com os trabalhos de Searle e Derrida, justificando-se a escolha por entendermos haver, entre suas contribuições, importantes divergências sobretudo quanto à atuação dos interlocutores e das condições de produção para o reconhecimento do sentido. Assumindo um percurso essencialmente teórico, esta pesquisa caracteriza-se, metodologicamente, como bibliográfica, explicativa, de natureza básica (GIL, 2017; SEVERINO, 2017) e apresenta como objetivo maior descrever e analisar, comparativamente, a concepção de sentido na linguística textual coseriana (COSERIU, 1987; 2007), na teoria dos atos de fala (SEARLE, 1984; 1995) e na desconstrução (DERRIDA, 2006; 2009). Para esse fim, intentamos: a) identificar a concepção de sentido presente nos estudos acima citados; b) comparar o entendimento sobre o sentido para cada um dos referidos autores e, por fim, c) elaborar uma síntese para definição do sentido a partir das semelhanças e diferenças existentes em cada uma das abordagens em foco. Com base nas especificidades observadas, constatamos a aproximação entre a linguística de texto coseriana e a teoria dos atos de fala de acordo com Searle, especialmente no que tange aos aspectos pragmáticos mobilizados para a construção e reconhecimento do sentido, diferentemente da perspectiva derridiana, para a qual a intenção do autor deve ser desconsiderada e o sentido é visto como algo continuamente adiado em virtude de ser a escrita, para Derrida, um jogo de significantes. Tais constatações contribuem, portanto, para a sistematização dos registros de uma análise comparativa acerca da concepção de sentido conforme as três teorias mencionadas, para a difusão da linguística de texto de Eugenio Coseriu enquanto hermenêutica do sentido, e evidenciam que a abrangência teórica em torno do sentido faz dessa temática uma fonte de múltiplas e necessárias investigações, seja no âmbito da linguística do texto ou da filosofia da linguagem.

Presidente - 1801855 - ALESSANDRA CASTILHO FERREIRA DA COSTA
Interno - 1720830 - MARCELO DA SILVA AMORIM