Banca de QUALIFICAÇÃO: SILVANA ELIZABETE DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SILVANA ELIZABETE DE ANDRADE
DATA : 29/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

A REPRESENTAÇÃO ESTEREOTIPADA DAS PERSONAGENS NEGRAS EM ÚRSULA: UMA ANÁLISE DIALÓGICA


PALAVRAS-CHAVES:

Teoria do romance de Bakhtin. Literatura afro-feminina brasileira. Representação estereotipada. Úrsula. Maria Firmina dos Reis.


PÁGINAS: 69
RESUMO:

A presente pesquisa busca discutir a representação estereotipada do negro no romance Úrsula (1956), o objeto da nossa pesquisa e o primeiro romance brasileiro e escrito por uma mulher negra, Maria Firmina dos Reis, a partir da teoria do romance de Bakhtin (2015), bem como de escritos dos autores que formam o Círculo, e dos estudos de Brookshaw (1983), que trazem uma classificação dos estereótipos de personagens negras encontrados na literatura brasileira. Nesse sentido, tem como objetivo geral compreender como se dá a representação das personagens negras em Úrsula. Em termos específicos, pretendemos refletir e identificar os possíveis estereótipos utilizados pela autora para representar as personagens negras, Túlio, Susana e Antero e analisar a formação ideológica dessas personagens a partir dos estudos da representação estereotipada do negro na literatura. Utilizaremos como aporte teórico os Estudos de Bakhtin (2015), bem como, os estudos da classificação dos estereótipos do escravo na literatura brasileira conforme Brookshaw (1983). Ademais, fundamentaremos nossa discussão acerca do contexto histórico e cultural da escravidão, com os estudos de Gomes (2020). As análises realizadas até o momento evidenciam que a prática de estereotipia utilizada no século XIX pelos escritores da época foi reverberada por Maria Firmina dos Reis na criação das suas personagens negras, pois embora a escritora busque fugir do “simbolismo branco” da época, dando voz às suas personagens, não conseguiu construi-las de forma não estereotipada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1000286 - ORISON MARDEN BANDEIRA DE MELO JUNIOR
Interno - ***.237.186-** - TITO MATIAS FERREIRA JÚNIOR - NÃO INFORMADO
Externa à Instituição - JOZANES ASSUNÇÃO NUNES - UFMT
Notícia cadastrada em: 04/08/2023 09:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao