Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESKA OLIVEIRA CALDAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VANESKA OLIVEIRA CALDAS
DATA : 16/06/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Join Zoom Meeting https://uci.zoom.us/j/99456162981
TÍTULO:

O impacto do planejamento individual ou em dupla na produção oral e na consciência metacognitiva de aprendizes de inglês como L2


PALAVRAS-CHAVES:

inglês como L2; produção oral; planejamento; consciência metacognitiva.


PÁGINAS: 229
RESUMO:

Pesquisas mostram que o planejamento estratégico pode ser um aliado no desenvolvimento da produção oral de aprendizes de L2. Assim sendo, este estudo tem como objetivo geral investigar o efeito do planejamento na produção oral em L2. Nesse sentido, intenciona verificar de que forma diferentes tipos de planejamento (não planejamento, planejamento individual e planejamento em dupla) podem impactar a produção oral de aprendizes de L2 (em termos de acurácia, densidade lexical ponderada, fluência e outcome), analisar qual o papel da calibração no desenvolvimento da produção oral de aprendizes de L2 e identificar quais estratégias cognitivas e metacognitivas fazem parte deste processo. O estudo foi composto por 63 aprendizes de inglês como L2. Todos os participantes responderam a um questionário sobre informações pessoais, realizaram três tarefas de produção oral, se atribuíram uma nota para cada tarefa proposta e responderam a um questionário sobre as estratégias cognitivas e metacognitivas utilizadas durante as produções orais. Os resultados indicam que, no que concerne à fluência, houve significância estatística no planejamento em dupla e que, neste tipo de planejamento, os aprendizes também apresentaram um grau de confiança maior no sucesso da sua produção oral. Em contrapartida, o planejamento individual fez com que os aprendizes tivessem uma calibração mais ajustada de suas produções orais. No que diz respeito à acurácia, à densidade lexical ponderada e ao outcome, o fato de ter planejado individualmente ou em dupla não parece ter feito diferença na produção oral dos aprendizes. Além disso, os achados acerca das percepções dos participantes sugerem que eles utilizaram diferentes estratégias de planejamento e consideraram o planejamento em dupla mais benéfico ao desenvolvimento das suas produções orais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1666189 - JANAINA WEISSHEIMER
Externa à Instituição - INGRID FINGER - UFRGS
Externa à Instituição - MARIA DA GLÓRIA GUARÁ-TAVARES - UFC
Notícia cadastrada em: 06/06/2023 07:08
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao