Banca de DEFESA: LANZOERQUES GOMES DA SILVA JÚNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LANZOERQUES GOMES DA SILVA JÚNIOR
DATA : 31/08/2023
HORA: 08:30
LOCAL: VIA GOOGLE MEET
TÍTULO:

Circulação atmosférica na última era glacial no hemisfério sul: comparação com o período pré-industrial


PALAVRAS-CHAVES:

SPEEDY/HYCOM, Paleoclima, Último Máximo Glacial, Ciclone Extratropical.


PÁGINAS: 177
RESUMO:

O Último Máximo Glacial (UMG) ocorreu há cerca de 21 mil anos antes do presente (21 Ka AP), período marcado pela diminuição da temperatura do ar e nível médio do mar, assim como o aumento de superfícies cobertas por gelo continental e marinho, obtidos mediante registros proxy e em reconstruções paleoclimáticas, sendo ocasionado de modo natural pela mudança nos parâmetros orbitais conhecidos como Ciclos de Milankovitch. O emprego de Modelo de Circulação Global Atmosférico-Oceânico (MCGAO) como o Simplified Parametrization, primitivE Equation Dynamics e o Hybrid Coordinate Ocean Model (SPEEDY/HYCOM) pode simular as condições climáticas e o padrão de circulação atmosférica do UMG. O objetivo deste estudo é avaliar as características físicas e dinâmicas das condições atmosféricas do período do UMG no Hemisfério Sul mediante simulações com MCGAO, distinguindo o comportamento climático das variáveis meteorológicas e dos sistemas transientes do período Pré-Industrial (PI).

Para tanto, foi realizada uma simulação de 1.500 anos com o modelo acoplado SPEEDY/HYCOM juntamente com o Antarctic and Greenland Ice Sheet Model (AGISM) para melhor representar o aporta de água de fusão das camadas de gelo para o oceano, com base nos dados de insolação, parâmetros orbitais e concentração de Gases de Efeito Estufa (GEE), ajustadas para valores de 21 Ka AP. Já o experimento PI é feito a partir de um clima de controle com início no ano 1870 e finalizado em 2000, em que a concentração atmosférica de CO2 é replicada com um aumento de 1% por ano a partir do ano 1950. Os resultados preliminares mostraram condições de temperatura do ar em superfície mais fria em todas as estações do ano para o UMG, especialmente no inverno, com valores próximos de -70°C. Numa comparação mais objetiva entre as estações de verão e inverno de ambos períodos, foi detectado que parte do Oceano Pacífico Central e Leste era mais quente no UMG, principalmente no verão. Sobre o regime de precipitação, de modo geral, a média sazonal no PI apresentou maior volume em todas as estações, sobretudo no inverno em latitudes tropicais, com destaque para o setor nordeste da América do Sul e região oceânica ao norte da Austrália. Outro aspecto refere-se ao menor volume de chuvas em latitudes médias e altas durante o UMG em todas as estações, onde na Antártica ocorre até 1 mm/dia, enquanto no período PI os valores podem chegar à 2 mm/dia em partes da costa do continente gelado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1858120 - DAVID MENDES
Interno - 1280761 - CRISTIANO PRESTRELO DE OLIVEIRA
Interno - 1164414 - WEBER ANDRADE GONCALVES
Externa à Instituição - GYRLENE APARECIDA MENDES DA SILVA - UNIFESP
Externo à Instituição - JOSÉ FRANCISCO DE OLIVEIRA - UFAL
Notícia cadastrada em: 21/08/2023 10:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao