Banca de DEFESA: LUIZ EDUARDO NUNES CHO LUCK

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIZ EDUARDO NUNES CHO LUCK
DATA : 27/02/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Laboratorio de Assimilação de Dados - NESC
TÍTULO:

MODELAGEM CLIMÁTICA REGIONAL DAS COMPONENTES DO SALDO DE RADIAÇÃO SOBRE O BIOMA CAATINGA


PALAVRAS-CHAVES:

RegCM4, Caatinga, Saldo de radiação, RRTM, CCM3.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Nos últimos anos, a modelagem regional mostra-se como uma das mais poderosas ferramentas para as ciências climáticas, desde o campo operacional até as projeções climáticas futuras, os modelos têm um papel fundamental. Este trabalho tem como objetivo avaliar qual dos esquemas de radiação presentes no Regional Climate Model 4 (RegCM4.7) apresenta uma melhor capacidade em representar o saldo de radiação (Rn), calor latente (E) e calor sensível (H) na Caatinga. O estudo compreende os anos de 2014 e 2015, contando com duas simulações numéricas, uma utilizando o Rapid Radiation Transfer Model (RRTM) como modelo de transferência radiativa e a segunda utilizando o Community Climate Model 3 (CCM3) como parametrização. Para validar os experimentos, foram utilizados três conjuntos de dados obtidos por meio de uma torre micrometeorológica equipada com sistema de eddy covariance (EC) localizada na Estação Ecológica do Seridó (ESEC-Seridó), em Serra Negra do Norte/RN, região de Caatinga preservada. A avaliação dos resultados ocorreu por meio da avaliação dos erros, utilizando o BIAS, a raiz do erro quadrado médio (RMSE), o coeficiente de concordância de Willmott (d) e a correlação (r). Foi possível verificar que o modelo é capaz de representar bem o ciclo diário do Rn, além dos valores médios, subestimando os valores mínimos e superestimando o valores máximos. Os resultados mostram que o RegCM4 é capaz de representar bem o ciclo diário do Rn quando se analisa toda a série de dados, porém existem deficiências para as análises sazonais, especialmente nas estações de transição úmido-seco e seco-úmido. 

Ao avaliar-se o RMSE foi possível encontrar os valores de 160,11 W/m² para o EXP_RRTM e 158,16 W/m² para o EXP_CCM3, os valores de BIAS também apresentaram resultados semelhantes, o d foi de 0,89 para ambas as simulações, indicando uma similaridade forte entre os dados simulados e observados. Em suma, as simulações não trazem diferenças significativas entre elas, indicando que ambas parametrizações são satisfatórias para a região.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1280761 - CRISTIANO PRESTRELO DE OLIVEIRA
Interno - 2086472 - BERGSON GUEDES BEZERRA
Interno - 1752417 - CLAUDIO MOISES SANTOS E SILVA
Interno - 3217859 - PEDRO RODRIGUES MUTTI
Externo à Instituição - THIAGO VALENTIM MARQUES - IFRN
Notícia cadastrada em: 15/02/2023 12:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao