Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA UILHIANA GOMES DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA UILHIANA GOMES DE ANDRADE
DATA : 30/05/2022
HORA: 09:00
LOCAL: CCET - Video Conferência
TÍTULO:

Interpolação espacial para a estimativa  da precipitação na Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu: Um estudo comparativo de três métodos.


PALAVRAS-CHAVES:

Geoestatística, Inverso da Distância (IDW), Vizinho mais Próximo (KNN), Krigagem Ordinária (OK), Variograma, ENOS


PÁGINAS: 34
RESUMO:

A seca é um fenômeno natural que traz sérios impactos para os ecossistemas, e também para diferentes setores socioeconômicos da sociedade.  Este é um tema complexo, uma discussão que varia dependendo das condições climáticas e hidrológicas de cada região de estudo. Por isso, esta é uma discussão que envolve  pesquisadores de diferentes áreas da ciência. Nesse sentido, o presente trabalho tem o objetivo de fazer uma análise da média mensal de precipitação da região da Bacia Hidrográfica de Piancó-Piranhas-Açu com auxílio de técnicas do campo da geoestatística, fazendo uso  dos seguintes  métodos  de interpolação  espacial: O inverso da Distância (IDW), Vizinho mais Próximo (KNN), e a Krigagem Ordinária (OK)  que considera o grau de dependência espacial  pela  análise variográfica. De forma a comparar os três interpoladores univariados e identificar as áreas da região de estudo com precipitação abaixo das normais esperadas fazendo uma associação com os eventos de El Ninõ e La Ninã fracos, fortes e moderados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 320597 - PAULO SERGIO LUCIO
Interno - 1752417 - CLAUDIO MOISES SANTOS E SILVA
Interna - ***.212.764-** - DANIELE TÔRRES RODRIGUES - UFPI
Interno - ***.400.082-** - GABRIEL BRITO COSTA - UFOPA
Notícia cadastrada em: 30/05/2022 09:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao