Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANO FLORENCIO DE LIMA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADRIANO FLORENCIO DE LIMA SILVA
DATA : 30/08/2023
LOCAL: Remoto

Da polêmica à espetacularização: a construção de um estilo do telejornalismo policial em Pernambuco

Estilo televisivo; televisão; espetacularização; telejornalismo policial; telejornalismo.

Esta pesquisa tem como objetivo propor uma recategorização do estilo televisivo (Butler, 2010) com foco no telejornalismo policial. Buscamos analisar a existência de um estilo televisivo nesse tipo de programa, que geralmente é caracterizado pelo uso constante de polêmicas, sensacionalismo e espetacularização (Debord, 1995). Além disso, pretendemos estudar a postura e a desenvoltura dos apresentadores, investigando como constroem suas personas e moldam a condução do programa de acordo com um estilo pessoal. Nosso objeto de pesquisa consiste em três telejornais policiais locais transmitidos no estado de Pernambuco: "Por aqui", exibido pela TV Jornal, afiliada do SBT; "Bora Pernambuco", veiculado pela TV Tribuna, afiliada da Band; e "Balanço Geral PE", apresentado pela TV Clube, afiliada da Record. Portanto, nossa pesquisa será realizada nos programas de telejornalismo produzidos e transmitidos em Pernambuco, que têm influência principalmente no âmbito local. Nossa pesquisa busca responder à seguinte pergunta: como a espetacularização, a polêmica e o sensacionalismo permeiam o ambiente do telejornalismo policial, originando um estilo televisivo específico? Considerando que a televisão se posiciona como uma ferramenta para conectar pessoas, mantendo-as informadas, entretidas e ocupadas, mesmo antes das mídias sociais com seus recursos de rolagem, a televisão procurava envolver o espectador em sua rede de produção, diversificando-se para atender a diversos desejos de consumo midiático. Durante muito tempo, uma concepção sobre os gêneros e formatos televisivos foi construída e consolidada (Souza, 2004); (Fechine, 2001). No entanto, propostas, sugestões e até imposições foram feitas ao público, que em algum momento observou a lógica capitalista ser invertida, deixando de ser apenas um consumidor ativo com direitos e opiniões sobre os produtos, para se tornar um espectador passivo (Canclini, 1995), que observa os acontecimentos da relação de consumo sem capacidade opinativa. No campo da comunicação, reconhecemos que, à medida que as tecnologias avançam e surgem novas ferramentas comunicativas, a sociedade discute o fim das tecnologias utilizadas na contemporaneidade.Todavia, mesmo com essas mudanças, a televisão continua desempenhando um papel significativo, oferecendo ao público experiências e possibilidades de interação midiática.

Presidente - 3490575 - ADRIANO CHARLES DA SILVA CRUZ
Interna - 1224876 - LUCIANA MIRANDA COSTA