Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS PAULO GOMES BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCOS PAULO GOMES BARBOSA
DATA : 30/06/2022
HORA: 09:30
LOCAL: Remoto - Google Meet
TÍTULO:

DAS RUAS ÀS REDES: o uso das redes sociais como estratégia de comunicação para informar a juventude a respeito da pandemia do coronavírus


PALAVRAS-CHAVES:

juventude; redes sociais; pandemia; movimento social.


PÁGINAS: 55
RESUMO:

A doença do Coronavirus (Covid-19) teve seus primeiros registros no mundo em Wuhan, na China, ainda em 2019 e em 11 março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a Covid-19 como pandemia. Em 20 de março, o Ministério da Saúde publicou portaria confirmando a transmissão comunitária do novo coronavírus em todo o país e em pouco tempo o Brasil se tornou o epicentro da pandemia no continente americano, concentrando aproximadamente metade dos casos totais da região da América Latina e Caribe. Estudos a respeito da comunicação da crise sanitária pela covid-19 no Brasil apontam que o discurso sobre a pandemia se converteu em um território de disputa de poder, tendo os meios de comunicação como um dos espaços de batalha, e que a produção massiva de informação sobre o assunto, em meio a um contexto de politização e polarização, levou a um fenômeno de “infodemia”. Neste sentido, a pandemia impôs uma nova realidade aos movimentos sociais e à participação cidadã ao proibir e restringir protestos e manifestações de ruas como parte da estratégia de prevenção da doença. Por essa via, nosso estudo tem como objetivo entender quais as estratégias utilizadas por um movimento social juvenil para comunicar com seu público jovem, emitir informações a respeito do tema e mobilizar esse coletivo em torno de causas emergentes dado o contexto de calamidade. Nossa hipótese é que o uso da internet, mais especificamente as redes sociais, ganhou uma dimensão ainda mais relevante enquanto meio de comunicação para que essas redes de mobilização se mantivessem ativas. Também acreditamos que os principais conteúdos vinculados se referem à 1) difusão de conhecimento; 2) demanda de políticas públicas para a juventude e populações vulneráveis; 3) criação de redes de solidariedade; 4) protesto social. Para comprovar nossas hipóteses, realizaremos uma análise do conteúdo da página do movimento social Levante Popular da Juventude na rede Twitter durante os seis primeiros meses da pandemia.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2312564 - DANIEL RODRIGO MEIRINHO DE SOUZA
Interna - 1644432 - MARIA DO SOCORRO FURTADO VELOSO
Externo à Instituição - SIDNEY OLIVEIRA SANTOS SILVA FILHO - UFPE
Notícia cadastrada em: 20/06/2022 11:27
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