PPGTUR/CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Telefone/Ramal: (84) 99193-6458 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgtur

Banca de DEFESA: OTAVIO BEZERRA DE SENA JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: OTAVIO BEZERRA DE SENA JUNIOR
DATA: 25/04/2014
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de multimeios do NEPSA
TÍTULO:

FATORES QUE AFETAM O COMPORTAMENTO DE COMPRAS IMPULSIVAS DE CUPONS DE HOSPEDAGEM EM SITES DE COMPRAS COLETIVAS


PALAVRAS-CHAVES:

Compras por impulso. Comércio eletrônico.  Sites de Compras coletivas. Meios de hospedagem.


PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Turismo
RESUMO:

A compra impulsiva vem sendo estudada desde a década de 1950, e ao longo desse tempo, tanto os esforços para explicá-la quanto o seu próprio conceito sofreram significativas evoluções. Entretanto, ainda existem diversas lacunas que necessitam ser preenchidas, sobretudo no que se refere aos seus antecedentes, especialmente no ambiente do turismo virtual. Nesse contexto, com a emergência do comércio eletrônico, surgem no mercado os sites de compras coletivas, onde a sua lógica de funcionamento reside essencialmente em gerar a compra impulsiva. À luz desse cenário, esse novo ambiente de e-commerce tem se voltado para o segmento turístico, gerando mudanças na cadeia produtiva de distribuição desse setor e no comportamento do consumidor. Nesse sentido, o presente estudo objetiva analisar os fatores que afetam a compra por impulso de cupons de hospedagem em sites de compras coletivas. A pesquisa foi caracterizada como exploratório-descritiva, com abordagem quantitativa e a coleta de dados foi aplicada junto aos turistas nas salas de embarque do Aeroporto Internacional Augusto Severo. A composição amostral foi de 303 questionários válidos, coletados através da aplicação de um questionário estruturado, com perguntas fechadas. As estratégias de análise foram a estatística descritiva e a análise fatorial exploratória (SPSS v.19), como também a modelagem de equações estruturais, operacionalizada através do software AMOS© .  Os principais resultados demonstram que a dimensão cognitiva exerce forte influência na impulsividade do turista, e em segundo plano os componentes afetivos. Por outro lado, os constructos “circulação” e “ambiente” não indicaram uma forte relação com a impulsividade, apesar da notória influência no poder explicativo do modelo final.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1675246 - LISSA VALERIA FERNANDES FERREIRA
Interno - 2001718 - LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES FILHO
Interno - 1160199 - SERGIO MARQUES JUNIOR
Externo à Instituição - SIDCLEY DSORDI ALVES ALEGRINI DA SILVA - UERN
Notícia cadastrada em: 16/04/2014 17:55
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