Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRA DO NASCIMENTO CASSIANO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALEXANDRA DO NASCIMENTO CASSIANO
DATA : 01/07/2020
HORA: 14:00
LOCAL: https://video.rnp.br/portal/transmission?idItem=72300
TÍTULO:

Quando ir para maternidade?  Desenvolvimento, validação e análise de uma tecnologia cuidativo-educacional sobre os sinais de trabalho de parto e de risco obstétrico para gestantes primíparas


PALAVRAS-CHAVES:

Gestantes, Início do trabalho de parto, Complicações na gravidez, Tecnologia Educacional, Estudos de validação, Enfermagem obstétrica.


PÁGINAS: 84
RESUMO:

Introdução: O fato de não saber a hora exata ou aproximada de ir à maternidade, impõe à gestante, excepcionalmente à primípara, uma angústia que é observada no dia-a-dia dos serviços de atenção obstétrica e evidenciada pela literatura especializada. Frente a esta realidade, a utilização do vídeo animado sobre os sinais de trabalho de parto e de risco obstétrico pode se constituir como uma ferramenta tecnológica que influência positivamente o conhecimentos das gestantes primíparas, de modo a permitir o desenvolvimento da autonomia e tomada de decisão.  Objetivo: Desenvolver, validar e analisar uma tecnologia cuidativo-educacional sobre os sinais de trabalho de parto e de risco obstétrico para gestantes primíparas. Metodologia: Estudo do tipo metodológico, realizado por meio de três etapas, quais sejam: 1) Desenvolvimento do vídeo animado sobre sinais de trabalho de parto e de risco obstétrico; 2) Validação do vídeo animado por juízes-especialistas e pelas gestantes primíparas; 3) Análise do vídeo animado por meio de Estudo Quase Experimental. Na primeira etapa, o desenvolvimento de vídeos animados gráficos segue quatro fases: 1) storyboard; 2) definição de objetos, 3) especificação de quadros-chave, e 4) geração de quadros entre os quadros-chave. A validação do conteúdo e comunicação da tecnologia cuidativo-educacional será realizada por 21 juízes-especialistas da área da saúde da tecnologia da informação e comunicação; enquanto que, a semântica e aparência do material serão validados pelo público-alvo, composto por 18 gestantes. Por fim, a análise da influência da tecnologia cuidativo-educacional sob o conhecimentos das gestantes primíparas será realizada por meio de estudo quase experimental, do tipo antes e depois. Na análise dos dados referentes ao processo de validação serão utilizados o Índice de Validade Conteúdo, o Suitability Assessment of Materials, coeficiente de K e Índice de Concordância Semântica. Para análise dos dados provenientes do quase-experimento será aplicada a estatística descritiva e testes de comparação entre médias. Resultados esperados: Espera-se que o desenvolvimento, validação e análise de uma tecnologia cuidativo-educacional direcionada as gestantes primíparas possa contribuir com o conhecimento das mulheres, influenciando, assim, o desenvolvimento da autonomia e tomada de decisão.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 347971 - BERTHA CRUZ ENDERS
Externo à Instituição - ELIZABETH TEIXEIRA - UEA
Externa ao Programa - 2444410 - FLAVIA ANDREIA PEREIRA SOARES DOS SANTOS
Interna - 387.055.368-55 - MÔNICA CRISTINA RIBEIRO ALEXANDRE D'AURIA DE LIMA - UFRN
Presidente - 347635 - REJANE MARIA PAIVA DE MENEZES
Notícia cadastrada em: 24/06/2020 16:02
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