Procedimentos e Princípios para a Manutenção da Vitalidade Cênica do Ator
Palavras-Chave: Trabalho de ator; atuação viva; manutenção cênica; vida da personagem; Stanislávski.
Key-Words: Actor´s playing, live acting, scenic maintaining; character´s life; Stanislavski.
Resumo: Essa pesquisa visa investigar métodos para a manutenção de uma atuação viva por parte do ator tendo como bases os estudos de David Magarshack, Matteo Bonfitto, Viola Spollin e de Eugênio Kusnet – pesquisadores de teatro e das teorias de Stanislávski – de maneira a identificar parâmetros que favoreçam ao ator alcançar ferramentas que o habilitem a trabalhar não somente em vista da criação de uma personagem, mas tendo em mente a necessidade de que a criação atoral seja permanentemente alimentada de forma a não ser corroída pela repetição mecânica durante uma temporada longa ou em apresentações que ocorram em grandes períodos temporais. Nosso enfoque levará em consideração o ponto de vista do trabalho do ator e não a percepção dessa vitalidade pelo espectador.
Abstract: This research objetive to investigate methods of maintaining a lively performance by the actor having as basis the David Magarshack´, Matteo Bonfitto´, Viola Spollin ´ and Eugene Kusnet´s studies – researchers from the theater and the theories of Stanislavski – so as to identify parameters to enable the actor not only in view of creating a character, but thinking the need for the creation atoral in permanently fitted to not to be eroded by mechanical repetition over a long season or in presentations occurring in large time periods. Our approach takes into consideration the actor´s view point and not the perception of vitality by the audience.