Banca de QUALIFICAÇÃO: TELMA SAMPAIO ROMAO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: TELMA SAMPAIO ROMAO

DATA: 01/09/2010

HORA: 14:30

LOCAL: Sala 25 (Departamento de Artes)

TÍTULO:

Movimentos em Dança Circular com Pessoas com Deficiência Visual


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras chave: Movimento, Dança Circular, Vidência

Key-Words: Movement, Circular Dance, Visible


PÁGINAS: 71

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes

ÁREA: Artes

SUBÁREA: Dança

RESUMO:

Resumo: O presente estudo tem como cenário rodas de dança circular, mãos dadas, corpos envolvidos pelo mesmo objeto e desejos: bailar, movimentar o corpo, ver o outro pelos sentimentos que se enraízam pelo corpo. Homens, mulheres, jovens, velhos que se ajuntam por meio da dança, da alegria que emerge do acolhimento igual na diversidade. Cegos, surdos, pessoas com deficiências físicas, tímidos, extrovertidos, nativos e estrangeiros, não importa. Sem esconder suas diferenças se revelam, se expressam, aprendem e ensinam, por meio da arte, eleva, enfim, sua condição humana. No desejo inexplicável de dançar, subjazem outros projetos, passos largos de superação, de presença no mundo. Este estudo mostra a importância para pessoas, na sua diversidade, de dança, da roda, pois que em roda a diferença não os inferioriza. Pelo contrário. Assim, o estudo referido tem como objetivos investigar de que maneira a dança circular contribui para a afirmação de pessoas com deficiência visual e cegas no contexto em que se inserem e, portanto, aprendem a lidar com o movimento intenso de relação, de consciência, de apropriação e comunhão com mundo. Tem como marco teórico Paulo Freire e Maurice Merleau-Ponty que apresentam o suporte necessário para o entendimento, tento quanto possível, do objeto de estudo aqui em destaque. O resultado da pesquisa mostra até aqui que não são as diferenças que inferioriza os sujeitos da presente pesquisa, mas o olhar apequenado do outro. O desenvolvimento da pesquisa elegeu a pesquisa-ação como método que foi desenvolvido no Instituto de Educação e Reabilitação de Natal no período de 19 de abril a 16 de junho de 2010.

 Abstract: This study the circular dance, hands together, evolved bodies in the same object and intentions: to dance, to move the body, to see the other by the senses that root through the body. Men, women, youngs, elders that gather through the dance and the joy that emerge from an equality welcome that comes from diversity. Blind people, death people, handicapped people, extrovert people, native people and foreigners, it does not matter. Without hiding, their differences are revealed, expressing themselves, learning and teaching, though art elevating their human condition. Within the inexplicable desire to dance, underlies other projects, made of overcoming large steps and of presence in the word. This study shows the importance for people, within their diversity, of the dance and the wheel, since within the wheel the diference does not lets us down. It´s the contrary. This study intends to investigate the way circular dance supports the affirmation of those blind and visually handicapped within the context in which are immersed, and doing so, learning how to deal with intense movement of relations, consciousness, appropriation and communion with the world. It has its theoretical base on Paulo Freire and Maurice Merleau-Ponty, that give the necessary support to understanding, as much as possible, of the study object herein pointed. Until here, the result of research shows it is the prejudiced vision of others limits the movement of the people who are recognized diferrent. The development of the research elected “research-action” as its method developed at the Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos de Natal, from April 19th to June 16th of 2010.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149574 - JEFFERSON FERNANDES ALVES
Interno - 1038320 - KARENINE DE OLIVEIRA PORPINO
Externo ao Programa - 1049922 - TEREZINHA PETRUCIA DA NOBREGA
Notícia cadastrada em: 20/08/2010 16:34
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