AS POTÊNCIAS DA CORPA GORDA NA CENA
Corpa Gorda; Gordofobia; Artes Cênicas.
Tendo a autoetnografia como inspiração teórico-metodológica, esta pesquisa de Mestrado em Artes Cênicas tem como objetivo geral investigar as potências da corpa gorda na cena, discutindo os entraves que as inviabilizam, bem como suas reverberações afirmativas, na intenção de fortalecer cada vez mais mulheres-atrizes-gordas e de enfrentar a gordofobia no teatro. Dentre as referências teóricas desse estudo, estão Malu Jimenez (2020), Márcia Metz (2019), Fernanda Magalhães (2019), Denise Sant’anna (2001, 2016), bem como Georges Vigarello (2012), Michel Foucault (1987), Judtih Butler (2002) e Janaína Leite (2017). Muito se fala que a arte tem o poder de transformar. Nesse sentido, essa pesquisa propõe às artes cênicas que enfrentem o preconceito à corpa gorda, efetuando o teatro como lugar de liberdade de experimentação das potências de uma corpa gorda tal como ela é.