Ensino da História do Teatro na escola: reflexões a partir do acervo documental do Teatro Alberto Maranhão (Rio Grande do Norte)
Acervo teatral; Teatro Alberto Maranhão; Teatro-educação; Teatro na escola; Ensino da História do Teatro;
A presente dissertação é conduzida pela pergunta: que aportes o trabalho com acervos documentais em teatro traz ao ensino de teatro? Para respondê-la, desenha-se uma proposta didático-pedagógica a partir das fontes documentais que compõem o acervo do Teatro Alberto Maranhão (TAM), construído em 1904, na cidade do Natal, Rio Grande do Norte. Na articulação dessa proposta discute-se a importância da memória e da história do teatro brasileiro, precipuamente do teatro potiguar, a partir do acervo teatral do TAM; e a relação teatro-educação no Brasil, com o intuito de compreender o lugar da história do teatro no ensino de Artes/Teatro na escola. Propõe-se uma análise dos documentos históricos encontrados neste acervo durante os anos 1926-1937 concebendo-os enquanto recurso pedagógico no contexto do ensino de história do teatro.