UM JARDIM CHAMADO GETSÊMANI: A CONTRIBUIÇÃO DE NEWTON NAVARRO PARA O PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO DO TEATRO EM NATAL (1948-1964)
História do Teatro; teatro moderno brasileiro; teatro natalense; Newton Navarro; Um Jardim Chamado Getsêmani
A partir do estudo sobre o teatro moderno brasileiro, esta dissertação analisa o espetáculo Um Jardim Chamado Getsêmani, questionando como a obra foi central para a modernização do teatro em Natal. Escrita por Newton Navarro (1928-1992), a peça estreia no Teatro Alberto Maranhão em 1964, com encenação de Wilson Maux (1937-2011). Posteriormente, foi avaliada como um marco da modernidade no teatro natalense por autores como Sônia Othon e Racine Santos. Propõe-se a análise dramatúrgica da peça, bem como a discussão sobre sua montagem, realizada aqui partir das críticas publicadas nos periódicos do período, bem como de depoimentos de alguns de seus participantes. A fim de situar Newton Navarro no contexto das transformações teatrais do período, a pesquisa recorre ao conceito de campo (BOURDIEU,1996) com o intuito de retraçar a formação artística de Navarro e compreender sua relação com o teatro pernambucano moderno, bem como sua trajetória no teatro natalense nos grupos Os Farsantes (1949-1950) e Teatro Experimental de Arte (1951). As fontes consultadas são o acervo do Diário de Pernambuco, Diário de Natal e O Poti entre os anos de 1948 e 1964. Dessa forma, esta dissertação almeja contribuir para a historiografia do teatro natalense, apresentando um Navarro até então comentado superficialmente na academia: o artista de teatro.