DANÇA E DISCURSO: PÓETICAS E NARRATIVAS DE RESISTÊNCIA INSCRITAS EM CORPOS DIFERENCIADOS
Dança. Discurso. Processos criativos. Corpos diferenciados.
A presente dissertação intenta analisar e refletir sobre as poéticas e narrativas de resistência inscritas em corpos diferenciados, que se apresentam como instâncias discursivas na dança contemporânea. Compreende-se a dança enquanto potência enunciativa que se materializa nos discursos dançados, como representação de mobilizações, projetadas na cena como atos políticos de enfrentamento a determinados padrões e micropolíticas que emergem do corpo-sujeito que dança e (d)enuncia. Dessa forma, propõe-se a discutir como se constroem e se apresentam tais configurações na dança, partindo da análise de processos criativos, de produtos finais e em fluxo, bem como das interfaces entre dança e discurso. Pretende-se demonstrar como a potência discursiva da dança parte da ação engajada e coletiva de agrupamentos e sujeitos que se lançam em uma rede de projeção de sentidos, imagéticas e corporificação de discursos.