Aurita: uma persona em desmontagem contínua
Performance; Desmontagem; Persona; Processo de Desmantelamentos; Materialidades Femininas
Esta pesquisa refere-se ao processo de desmontagem contínua da obra original, criada como objeto de pesquisa da graduação, levando em consideração o atravessamento que ocorre diante da pessoalidade que se apresenta e que conduz a subjetividade na performance. Estou interessada na questão de como a performance imprime uma transgressão específica diante da realidade, mudando a perspectiva do espaço e do tempo, então eu olho para o processo de criação usando a metáfora dos diferentes estados de deglutição de uma beterraba, para experimentar a persona Aurita e suas formas infinitas. O objetivo geral do trabalho visa investigar o processo de transformação pelo qual passa a persona Aurita, para perceber as dores e afetos que cercam a mulher, por meio de uma dinâmica de narrativas familiares vinculadas à violência e ao trauma. E mostra a resistência contra atitudes que discriminam ou rejeitam a ideia de igualdade de direitos entre homens e mulheres que prevalece na sociedade. Aproveito então a desmontagem cênica como motor para a criação incessante multiplicando possibilidades, transformando o processo artístico em uma espécie de “instauração”, ou seja, um estado criativo que permanece em constante desmantelamento e expressa metamorfoses da “persona”, que se mantém fluida, livre e exposta a novas possibilidades de criação.