Caboclas de lança e flor na boca - Experiência artetnográfica na cena das mulheres do Maracatu Coração Nazareno-PE
Maracatu Rural; Brincadeira; Gênero; Feminismo; Cabocla de Lança
Esse trabalho dissertativo busca analisar a cena e as relações de gênero do Maracatu Rural, expressão artística presente majoritariamente no município de Nazaré da Mata – Pernambuco, com foco no grupo de mulheres, intitulado Maracatu Coração Nazareno (2004). A dissertação traz à tona os aspectos das dimensões estéticas (cena, personagens/figuras, figurinos, máscaras, música, dança, textualidades), que definem o Maracatu Rural como ‘Brincadeira’. O trabalho abrange também as dimensões dos aspectos ritualísticos presentes no Maracatu Rural, acerca dos elementos rituais e sagrados na cena performática. Na discussão de gênero, busca analisar e compreender os lugares ocupados pelas mulheres do grupo e as consequentes ressignificações das relações que envolvem gênero e poder, provocadas, em especial, pela performance da Cabocla de Lança, uma releitura do caboclo de lança, figura fundamental do Brinquedo, de tradição masculina e patriarcal. Por meio do trabalho de campo, buscou-se compreender quais esferas são alcançadas por essa transgressão e ressignificação proposta pela tomada e ocupação das mulheres nesses novos espaços e renovados cargos dentro da tradição. O caminho metodológico utilizado na investigação em campo foi a Artetnografia, que sugere que o encontro entre artistas e contextos de alteridade se configure como um contato intenso e subjetivo, no intuito de chegar à complexidade das estruturas e organizações dos símbolos que habitam as estruturas sociais relacionais e seus corpos.