Caboclas de lança e flor na boca - Experiência artetnográfica na cena das mulheres do Maracatu Coração Nazareno-PE
Maracatu Rural; Expressão Cênica do povo; gênero; Feminismo; Cabocla de lança
O trabalho dissertativo busca analisar a cena e as significações de gênero do Maracatu Rural, expressão artística presente majoritariamente no município de Nazaré da Mata – Pernambuco, com foco no grupo de maracatu de mulheres, intitulado Coração Nazareno (2004). A dissertação traz à tona os aspectos das dimensões cênicas e estéticas (personagens/figuras, figurinos, máscaras, música, dança, textualidades), que definem o Maracatu Rural como ‘expressão artística do povo’. O trabalho abrange também as dimensões dos aspectos ritualísticos, a sacralidade e a espiritualidade presentes no Maracatu Rural, partindo dos estudos de Turner (1974) e Lyra (2005) acerca dos elementos rituais e sagrados na cena performática. Na discussão de gênero, busca analisar e compreender os lugares ocupados pelas mulheres do grupo e as consequentes ressignificações das relações que envolvem gênero e poder, provocadas, em especial, pela performance da cabocla de lança, uma releitura do caboclo de lança, figura fundamental do brinquedo, de tradição masculina e patriarcal. Por meio do trabalho de campo, buscou-se compreender quais esferas são alcançadas por essa transgressão e ressignificação proposta pela tomada e ocupação das mulheres nesses novos espaços e cargos dentro da tradição. O caminho metodológico utilizado na investigação em campo foi a Artetnografia, conceito desenvolvido por Luciana Lyra (2011; 2013; 2015), a partir de seu trânsito entre os campos da arte e da antropologia, e que se sugere que o encontro entre artistas e contextos de alteridade se configure como um contato intenso e subjetivo, abrangendo as tensões e ruídos fomentados por esta trama, no intuito de chegar à compreensão dos sistemas e organizações dos símbolos e significados de estruturas sociais.