RASTROS EMOCIONAIS DE CRIAÇÃO EM DANÇA:O MAPEAMENTO SENTIMENTO-EMOCIONAL DA OBRA CINZAS AO SOLO
Emoção; sentimentos; processualidade; criação em dança; Cinzas ao Solo
O texto ora apresentado é resultado provisório da pesquisa de cunho teórico-prático de dissertação de mestrado com título Rastros Emocionais De Criação Em Dança: o mapeamento sentimento-emocional da obra Cinzas ao Solo. A partir da discussão recorrente da atuação das emoções e suas expressões no âmbito da dança cênica ocidental, sobretudo, na contemporaneidade, traremos à tona conceitos advindos das ciências cognitivas sobre emoção,sentimento, e sentimentos emocionais, trazidos por António Damásio e Paul Ekman, para discutir possíveis ferramentas de recuperação de estados emocionais para a performance da obra investigada por meio de mapeamentos dos sentimentos de emoções. Esta pesquisa tem como metodologia de frente, a análise qualitativa e processual da criação do Cinzas ao Solo, obra solística apresentada pelo autor. O escrito para este momento da qualificação está disposto da seguinte maneira: uma parte introdutória ao tema das emoções e sentimentos tratados na arte da dança, a partir dos olhares lançados às próprias emoções e sentimentos pelos pesquisadores das ciências da mente, Antônio Damásio e Paul Ekman. Em seguida, é apresentado o objeto da pesquisa em desenvolvimento: A investigação no modo como as emoções operam em um processo de criação em dança. Logo, é apontado um caminho metodológico que nos acompanhará ao longo do escrito para, só então, ser anunciado, no capítulo Imersão, os conceitos de emoções e sentimentos de modo mais operacionalizado. Vale ressaltar, que este capítulo, além de trazer à tona os conceitos de emoções e sentimentos já mencionados, descreve o envolvimento dos artistas nos cenários de natureza exuberante experienciados durante este primeiro momento da obra, tendo como principais aportes de registro, o diário de bordo e as fotografias feitas pelo artista fotográfico Morvan França. Por último, encontramos nos escritos de Fayga Ostrower e Cecília Salles, o acolhimento conceitual para nos fazer refletir as imersões e a processualidade da criação em dança.
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