Thérèse, êxtase de um corpo ofertado: travessia mitodológica de uma artista de f(r)icção
Mito; Performance; Mitodologia em Arte; Artetnografia
A presente dissertação, intitulada Thérèse, êxtase de um corpo ofertado: travessia mitodológica de uma artista de f(r)icção, trafega sobre os solos da arte e do sagrado, aqui abordados por meio de uma pesquisa prática/teórica encampada pela artista-pesquisadora Karla Martins acerca do seu mito-guia: Santa Teresinha do Menino Jesus. A santa francesa, também conhecida como da Sagrada Face, manifesta-se nesta investigação a partir do campo da mitologia pessoal da artista-pesquisadora e é desvelada por uma experiência performática. Para a construção desta experiência, lança-se mão da Mitodologia em Arte e da Artetnografia, práticas/conceitos capitaneados pela Prof. Ph.D. Luciana Lyra (UERJ), que, por sua vez, estão ligados aos campos da Antropologia da Experiência (Antropologia da Perfomance), do antropólogo Victor Turner, e da Antropologia do Imaginário, do sociólogo Gilbert Durand, que em si transitam acerca de ritos de passagem, da imagem, do mito e do ritual. A partir da aplicação dos procedimentos mitodológicos, vê-se eclodir as pulsões mais íntimas da artista-pesquisadora, que perpassam a escrita e a criação da performance Thérèse. Faz-se mister apontar ainda, que a tessitura da presente dissertação é no formato de cartas com estilo confessional, na primeira pessoa do singular, e será ofertada ao leitor em cinco capítulos cunhados de portais: aspirantado, postulantado, noviciado, juniorato e profissão perpétua. Cada um destes portais é apresentado nas fases da formação religiosa de uma freira.