MONTAGEM E ENCENAÇÃO PERFORMATIVA: PODE SER QUE SEJA CAIO FERNANDO ABREU
Performance; Encenação Performativa; Processo de Criação; Montagem; Caio Fernando Abreu.
Abordo nesta pesquisa de forma prática-teórica, o conceito de teatro performativo de Josette Féral (2008) a partir da criação da encenação “Pode Ser Que Seja...” baseada na obra “Pode ser que seja só o leiteiro lá fora” (1974) do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu (1948-1996). Procuro, portanto, aliar os conceitos propostos pelos autores Jean Baudrillard (1990) e Jean-François Lyotard (2013) a um estudo comparativo sobre procedimentos de criação, tomando por base os encenadores Renato Cohen (2006), Tadeusz Kantor (2008), Antônio Araújo (2011) e Robert Wilson (2011) alicerçados pela discussão proposta por Ferál (2015) a respeito dos limites entre a teoria e a prática no fazer teatral. A fim se tensionar a relação entre a prática e a teoria, nesta dissertação, apresento na introdução os conceitos que foram trabalhados tanto na escrita quanto na encenação e desenvolvo a pesquisa sobre a montagem de uma encenação performativa no capítulo único que se dedica a descrever o processo de criação da encenação “Pode Ser Que Seja...”, articulando a minha voz enquanto encenador com as vozes dos artistas que fizeram parte deste projeto.