Performance e Moda – Diálogos sobre o Corpo
Palavras-Chave: Corpo; Performance; Moda; Modos do Corpo; Figurino.
Key-Words: Body; Performance Art; Fashion; Modes of the Body; Costume.
RESUMO: Esta dissertação se desenvolve a partir de pesquisas e diálogos sobre o corpo, concentrando-se nas relações possíveis entre corpo e vestimenta nos estados cênicos performáticos como mobilizadoras do processo criativo. Dessa forma, proponho um estudo na intersecção entre a arte da performance e a moda observando como esses sistemas podem se relacionar e propor outras possibilidades de estudos sobre o corpo, a partir daquilo que o cobre. Utilizando a filosofia de Giorgio Agamben, percebo a moda enquanto dispositivo que produz discursos através das aparências do corpo, interferindo na consciência do sujeito sobre si mesmo. E assim, compreendo a performance como estratégia de profanação dos dispositivos, nos cruzamentos entre arte e vida. Os estudos sobre o corpo são evidenciados e discutidos a partir do viés da produção de imagens corporais que construímos cotidianamente, utilizando as pesquisas de Christine Greiner e outros autores. Dentro disso, trago a possibilidade dos modos do corpo, relações que podem ser experienciadas esteticamente pelos sujeitos criadores através dos gestos de vestir-se e despir-se na cena contemporânea.
ABSTRACT: This dissertation is developed from researches and dialogs about body, concentrating on the possible relations between body and garments in the scenic and performative states as mobilizers of the creative process. Thus, I purpose a study in the intersection between the performance art and fashion observing how these systems can relate and purpose other possibilities of studies about body, from that which cover it. Using the philosophy of Giorgio Agamben, I can realize fashion as a dispositive that produces speeches through the body appearance, interfering with the consciousness of the subject on himself. And so, I comprehend performance art as a strategy of profanation of the dispositive, in the interlacements between art and life. Studies about body are evidenced and discussed from the bias of the production of body images that we build daily, using the research of Christine Greiner and other authors. In addition I bring the possibility of modes of the body, relations that can be aesthetically experienced by the creator subjects through the dressing up and undressing gesture at the contemporary scene.